O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP 09), por meio da Comissão Especial de Psicologia Jurídica, elaborou a Nota Técnica CRP-09 004/2019 que orienta as (os) psicólogas (os) sobre a atuação com autores de violência sexual e/ou pessoas que possuem desejo sexual por crianças e adolescentes.
Para o presidente do CRP-09 e da Comissão Especial de Psicologia Jurídica, Handersenn Shouzo Abe, uma das maiores demandas recebidas na referida comissão é de questões relacionadas ao tema “violência sexual”. "Este se mostra um tabu para grande parte de sociedade, curiosidade por parte de muitos profissionais e um grande desafio para os que atuam ou desejam atuar com a temática", explica. De acordo com o conselheiro, ante a tantas discussões, reuniões, palestras, pesquisas, estudos etc., a comissão teve a iniciativa e o desafio de elaborar uma nota técnica que discute sobre as complexidades existentes. "Elaboramos um documento que trouxesse norteadores relacionados ao atendimento e avaliação psicológica de Autores de Violência Sexual (AVS)", complementa.
Shouzo afirma ainda que durante o período de elaboração da Nota Técnica CRP-09 004/2019 não seria possível aprofundar em alguns pontos e nem mesmo concluir alguns outros, mas a intenção se tornou apresentar um documento orientativo para possíveis ações e, em outras partes da nota, suscitar discussões, pois percebeu-se que a ciência Psicologia e o Sistema Conselhos de Psicologia ainda têm muito a avançar e trazer orientações e diretrizes para atuação profissional.