Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional - CRP09

Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional
Conselheira responsável: Alba Cristhiane Santana da Mata

1 - Contextualização da comissão:

A Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional é um espaço para reunir profissionais e estudantes de Psicologia interessados em Educação, com o objetivo promover ações variadas que favoreçam o fortalecimento da área escolar. As atividades da Comissão são planejadas coletivamente pelo grupo participante com vistas a atender as demandas da área.

2 - Objetivos:

O objetivo principal da Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional é promover a organização e articulação entre profissionais e estudantes de Psicologia interessados na área da educação para realização de atividades variadas nesse contexto. Nos dois últimos anos os objetivos da Comissão envolveram as questões a seguir:

- Ampliar a compreensão e a visibilidade sobre as contribuições da Psicologia em contextos educativos.
- Ações em prol de Projeto de Lei para inserção do(a) Psicólogo(a) na rede pública de ensino municipal e estadual.
- Acompanhamento da situação de inserção e das condições de trabalho de psicólogos escolares na rede pública de ensino.
- Pesquisa sobre a Psicologia Escolar e Educacional no Estado de Goiás, abrangendo: mapeamento dos profissionais, ações desenvolvidas em contextos educativos e formação na área.
- Socialização e discussão de temas específicos da área em eventos profissionais e científicos.
- Acompanhamento e discussão de Projetos de Lei relacionados ao contexto educacional propostos por vereadores da Câmara Municipal de Goiânia e por deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado.

3 - Atividades desenvolvidas no ano de 2017:

A Comissão de Psicologia Escolar e Educacional tem realizado reuniões mensais, desde fevereiro, na sede do CRP 09, às 9h e abertas a pessoas interessadas na área. O grupo que tem participado das reuniões envolve psicólogas(os) de diferentes instituições: Equipe Multiprofissional da SEDUCE, SESI, Instituições de Ensino Superior, Secretarias Municipais do interior do Estado e também estudantes de Psicologia.

As metas estabelecidas pelo grupo que tem participado das reuniões da Comissão têm como objetivo geral o fortalecimento da área escolar e envolve: ampliar a participação de profissionais e de estudantes de psicologia na Comissão; estabelecer contato com legisladores para discussão de políticas públicas e de concursos para inserção do psicólogo em contextos educacionais; organização de evento para discussão da área; desenvolvimento de ações para divulgação da área. As pautas das reuniões foram:

Dia 15/02/2017
- Planejamento de calendário para as reuniões; Definição de profissionais colaboradores da Comissão; Discussão sobre a área escolar: desafios, demandas e possibilidades; Planejamento de metas para o trabalho em 2017; Reflexões sobre os cursos irregulares de Psicologia na modalidade a distância.

Dia 15/03/2017
- Discussão sobre as dificuldades dos profissionais que atuam na área; Levantamento de possibilidades de ação para inserção de psicólogas(os) nos contextos educativos; Discussão sobre a atuação em Psicopedagogiga; Planejamento de ações para o Seminário de Psicologia e Políticas Públicas.

Dia 17/05/2017
- Discussão sobre as metas e ações para 2017; Avaliação sobre a participação da área escolar no Seminário de Psicologia e Políticas Públicas; Planejamento de ações nas redes sociais com vistas a convidar profissionais da área para participar das reuniões da Comissão; Reflexões sobre a formação em Psicologia Escolar e Educacional em Goiânia.

Dia 07/06/2017
- Análise das ações realizadas nas redes sociais; Discussão sobre o Projeto de Lei 3.688, sobre a inserção do psicólogo na rede pública de ensino e sobre PLs que circulam no estado de Goiás; Reflexões sobre os dados iniciais da pesquisa realizada sobre a área escolar em Goiânia, com destaque para as políticas no município de Goiânia e no estado de Goiás; Discussão sobre o envio de solicitação de audiência com a Secretária de Educação da SEDUCE e com o Secretário de Educação do município de Goiânia.

Dia 28/06/2017
- Relato sobre as condições de trabalho dos profissionais: dificuldades cotidianas, demandas as instituições escolares, possibilidades de atuação, necessidade de produção de documentos; Discussão sobre a sistemática de trabalho do Sistema Conselhos (APAF, CFP, COE, COF, Comissões Especiais); Planejamento de evento para a comemoração do dia do Psicólogo.

Além das reuniões, a Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional tem se envolvido com o debate sobre a formação e alertado para a impossibilidade de graduação em Psicologia na modalidade a distância. A participação da Comissão ocorreu de diferentes formas: divulgação de textos no site do CRP-09 e redes sociais; apresentação de artigo na Revista R9; participação em uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Goiânia sobre cursos na modalidade a distância na área da saúde.

Vale ressaltar que a conselheira responsável pela Comissão tem participado da realização de uma pesquisa acadêmica sobre a atuação em Psicologia Escolar em Goiânia, desenvolvida em parceria com estudantes do curso de psicologia da PUC-GO. Esses estudantes têm participado ativamente das ações da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional.

No mês de abril a Comissão participou do 7º Seminário de Psicologia e Políticas Públicas, organizado pelo CRP-09, em duas mesas-redondas:

Dia 28/05/2017 – 8:30
Mesa-redonda: Processos de medicalização da infância
Participantes: Dra. Maria das Graças Nunes Brasil, Ma. Geane da Silva Santos (CRP-09/9045) e Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues (CRP-09/2834)
Dia 28/05/2017 – 14:00
Mesa-redonda: Formação em Psicologia no Ensino Superior
Participantes: Dr. Dwain Phillip Santee (CRP-09/3031), Dra. Alba Cristhiane Santana da Mata (CRP-09/1454) e Karina Mendonça Santos (CRP-09/ 3176).

4 - Cronograma das atividades futuras:

No segundo semestre, até o momento, está planejada a participação de membros da Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional nos seguintes eventos:

Dia 25/08/2017 – Comemoração do Dia do Psicólogo
Local: sede do CRP-09
Horário: 14h
Roda de conversa: Psicologia na escola: desafios e possibilidades
Participantes: Dra. Alba Cristhiane Santana da Mata (CRP-09/1454); Thales Cavalcanti e Castro – Psicólogo do CEPAE da UFG (CRP-09/8421); Olinda Abadia Cabral de Melo - Coordenadora da Equipe Multiprofissional da SEDUCE.

Dias 07 a 09/09/2017
XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia
Local: UNICAMP – Campinas/SP
A Conselheira responsável pela Comissão participará do evento, representando o Conselho junto com duas outras Conselheiras, em duas apresentações que abordarão: A parceria entre o Sistema Conselhos e as Instituições de Ensino Superior; e Políticas Educacionais e Psicologia Escolar: desafios para a atuação.

Dias 25 e 26/09/2017
XVII Encontro Científico de Psicologia da PUC Goiás
Local: PUCGO – Goiânia/GO
Participantes da Comissão, envolvendo uma profissional, quatro formandos em psicologia e duas estudantes, participarão de duas mesas-redondas que abordarão: Possibilidades de atuação do psicólogo em diferentes contextos educativos; e Pesquisas em Psicologia Escolar.  


Dias 27 a 30/09/2017
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
Local: UFBA – Salvador/BA
Participantes da Comissão, envolvendo quatro profissionais, duas formandas em psicologia e uma estudante, participarão de três simpósios que abordarão: Práticas emergentes em Psicologia Escolar na Educação Superior; e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica e na formação acadêmica.
 
5 - Contato:
 Informações sobre a Comissão: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone CRP: (62) 3253-1785