CRP-09 e MPGO falam sobre atuação de psicólogos nos Creas/Cras

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) participou de uma audiência com o Ministério Público de Goiás (MPGO) para tratar o papel do psicólogo nos Centros de Assistência Social (Creas e Cras).

Na ocasião, foram discutidas as notificações feitas pelo Ministério Público aos psicólogos que atuam nesses centros para que eles façam verificações de possíveis violações de direitos ? violência física, psicológica e negligência.

De acordo com o presidente das Comissões de Orientação e Ética e também de Direitos Humanos do CRP-09, conselheiro Eriko Netto de Lima, a intenção do conselho é esclarecer ao Ministério Público o papel do profissional da Psicologia nos Centros de Assistência Social. “O psicólogo não deve investigar se houve ou não violação dos Direitos Humanos. Nesse caso, a atuação dele é depois que se identifica a violação, quando ele irá acompanhar e atender o usuário da assistência social”, explica.

O CRP-09 encaminhará um documento ao MPGO solicitando novas audiências para dar continuidade a esta discussão.

Além do conselheiro Eriko, participaram da reunião o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a vice-presidente do CRP-09, Sandra Valéria Nogueira, o assessor jurídico do CRP-09, Jefferson Coelho Lopes, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPGO, promotora Liana Antunes Vieira Tormin, e o chefe de Gabinete da Procuradoria Geral do MPGO, promotor Lauro Machado Nogueira.

© 2019 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO