Palmas receba a Exposição Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil

 

Como parte da agenda comemorativa do cinquentenário da Psicologia no Brasil, que contará com diversas ações até julho de 2013, será realizada a Exposição Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil.

Em Palmas (TO), a exposição começa nesta terça-feira (11/9), nas dependências do CEULP/ULBRA, onde fica até o dia 25 de setembro, sob responsabilidade da seção de base do CRP-09 e Coordenação do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.

A Exposição será exibida em todos os estados brasileiros e terá seu ponto máximo na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, nos dias 20 e 22 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. A Exposição será um evento especial e aberto ao público, que terá a chance de conhecer mais sobre a história da profissão.

Desde os tempos da colônia

Para organizar melhor as informações, a curadoria da Exposição traçou uma linha do tempo ? que será exibida em um grande painel curvilíneo e dividida em três partes: a história do Brasil, a história da Psicologia e a história da profissão no Brasil.
A linha do tempo começa antes dos 50 anos da regulamentação da profissão, ainda na época dos jesuítas, e vai até os dias de hoje. Remonta o surgimento dos primeiros indícios de pensamentos psicológicos no período colonial no Brasil e apresenta as principais produções científicas e literárias dos estudiosos nacionais.

O foco da Exposição serão os acontecimentos que provocaram a mudança da Psicologia ao longo do tempo, e tem como principais guias o desenvolvimento científico e o processo de regulamentação, em 1962.

A exposição também mostrará como as publicações europeias do século 19 sobre a Psicologia contribuíram para a formação de profissionais no Brasil e para a produção científica que buscava, por meio da literatura estrangeira, aplicar os conhecimentos de acordo com a realidade nacional.

A ditadura militar também será um período de destaque na  Exposição porque, além de ser uma época historicamente de limitação, é um momento em que a resistência iniciou a construção de uma psicologia mais crítica e comprometida com os problemas da população brasileira.

Multimídia

Além do painel, a Exposição exibirá um vídeo com a trajetória da profissão nestes 50 anos e um catálogo, que deve ser lançado junto com as exposições nos estados, resumindo os principais períodos da história da Psicologia e do Brasil.

Na 2ª Mostra Nacional, a concepção da exposição é a mesma dos regionais, mas pela amplitude do espaço será expandida, com maior detalhamento de cada período.

© 2019 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO