TJ-GO deve criar equipes interprofissionais, que incluem psicólogos, em outubro

 

O Jornal O Popular divulgou na última semana uma nota informando que o Tribunal de Justiça de Goiás deve criar equipes interprofissionais que vão auxiliar o trabalho de juízes. Está prevista a contratação de psicólogos para estas equipes.

Em março deste ano, o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) esteve com a corregedora-geral da Justiça do TJ-GO, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, expondo um problema enfrentado por profissionais da Psicologia em Goiás. Devido à falta das equipes, os juízes estavam intimando os psicólogos que trabalham nos Creas e Cras para emitirem laudos e relatórios psicológicos relativo a casos diversos. (Para lembrar o caso, clique aqui).

A expectativa do CRP-09 é que com a criação das equipes os juízes não vão utilizar o trabalho dos psicólogos que exercem a Psicologia Social como peritos e pareceristas, já que os mesmo não possuem condições de trabalho para isso.

No Tocantins, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense informa que está aberto um processo seletivo para a contratação temporária de profissionais de várias áreas, incluindo Psicologia, para atuação em Juizados, Varas, Central de Execuções Penais e Medidas Alternativas. (Veja aqui mais detalhes sobre o certame).

Veja abaixo a nota da coluna “Direito & Justiça”, do Jornal O Popular, do dia 13 de setembro, assinada pela jornalista Marília Costa e Silva.

Juízes ganharão reforço

Já está na Diretoria-Geral do TJ-GO o projeto que prevê a criação e a instalação de equipes interprofissionais que atuarão como auxiliares dos juízes das áreas de Infância e Juventude, Criminal e de Família. Dependendo do parecer jurídico, os profissionais ? psicólogos e assistentes sociais, entre outros ? podem ser contratados ainda em outubro. De acordo com o juiz-auxiliar da presidência do TJ-GO, Wilson da Silva Dias, os trabalhadores devem atuar nas dez cidades-polo ? Goiânia, Anápolis, Porangatu, Formosa, Luziânia, Itumbiara, Rio Verde, São Luís dos Montes Belos, Itaberaí e Caldas Novas ? e nas comarcas de entrância intermediária, que darão apoio às iniciais.”

© 2019 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-01 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO