CRP-09 exibe filme sobre a História da Psicologia no Brasil. Participe!

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) realiza na próxima sexta-feira (28), às 18h30, a exibição do filme “Os 50 anos da Psicologia no Brasil”. A ação faz parte do psi happy hour de setembro, que acontece todos os meses logo após a entrega das carteiras profissionais.

A película é um curta metragem - tem cerca de oito minutos - e integra a exposição “História dos 50 anos da Psicologia”. As ações fazem parte da agenda comemorativa do cinquentenário da Psicologia no Brasil e acontecem em todos os estados brasileiro.

O vídeo traça a trajetória da profissão nestes 50 anos e um catálogo, que deve ser lançado junto com as exposições nos estados, resumindo os principais períodos da história da Psicologia e do Brasil.

Exposição

O painel que integra a exposição se encontra na sede do CRP-09. Para organizar melhor as informações, a curadoria da Exposição traçou uma linha do tempo ? que será exibida em um grande painel curvilíneo e dividida em três partes: a história do Brasil, a história da Psicologia e a história da profissão no Brasil.

A linha do tempo começa antes dos 50 anos da regulamentação da profissão, ainda na época dos jesuítas, e vai até os dias de hoje. Remonta o surgimento dos primeiros indícios de pensamentos psicológicos no período colonial no Brasil e apresenta as principais produções científicas e literárias dos estudiosos nacionais.

O foco da Exposição serão os acontecimentos que provocaram a mudança da Psicologia ao longo do tempo, e tem como principais guias o desenvolvimento científico e o processo de regulamentação, em 1962.

A exposição também mostrará como as publicações europeias do século 19 sobre a Psicologia contribuíram para a formação de profissionais no Brasil e para a produção científica que buscava, por meio da literatura estrangeira, aplicar os conhecimentos de acordo com a realidade nacional.

A ditadura militar também será um período de destaque na  Exposição porque, além de ser uma época historicamente de limitação, é um momento em que a resistência iniciou a construção de uma psicologia mais crítica e comprometida com os problemas da população brasileira.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO