Psi Happy Hour tem filme da História da Psicologia e discussão pró-sindicato

 

O Psi Happy Hour de setembro, no último dia 28, foi marcado pela exibição do filme “Os 50 anos da Psicologia no Brasil” e também por uma discussão pró-sindicato de Psicologia em Goiás.

Logo após a entrega das carteiras profissionais, os novos psicólogos e as novas psicólogas prestigiaram o filme produzido pelo Conselho Federal de Psicologia sobre os 50 anos da profissão no país.

Entre as interessadas nessa história estava a psicóloga Edna Esther Prata de Faria, que atua na Psicologia há 30 anos, e veio ao Conselho especialmente para prestigiar o momento. A sua principal atuação acontece até hoje em clínica, mas logo no começo da carreira Edna desenvolveu suas atividades profissionais em uma instituição religiosa de Anápolis que cuidava de moradores de rua. “Cuidei de dois casos de esquizofrenia e hoje os dois estão bem”, conta.

A psicóloga conta ainda que houveram muitas mudanças na profissão desde que ela começou a trabalhar. “Por isso é importante sempre fazer cursos, se atualizar”, incentiva.

Categoria ? após a exibição do filme, que durou cerca de oito minutos, o CRP-09 recebeu a presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano. Ela falou sobre a necessidade de estruturação das representações sindicais em todo o país. “A iniciativa é juntar um grupo de pessoas em Goiás para reativar o sindicato e fazer uma interiorização. Assim, poderemos de fato atender às questões trabalhistas regionalmente”, explica.

Fernanda Magano falou ainda sobre as duas bandeiras de luta da Psicologia hoje: a carga horária de trabalho semanal de 30 horas e o piso salarial.

O coordenador do GT de Empregabilidade do CRP-09, Elias Rodrigues de Souza, explica que, devido a importância do assunto, um cronograma de atividades foi elaborado durante o evento. “Num primeiro momento vamos trabalhar as questões da formação sindical, da jornada de trabalho e finalmente a reestruturação do sindicato”, afirma.

Segundo Elias, até a Assembleia Geral de re-fundação do sindicato devem acontecer cinco encontros. “O primeiro deve acontecer no dia 29 de novembro”, aponta. Este evento será organizado pelo GT Empregabilidade em parceria com a Comissão Psicologias do CRP-09.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO