CRP-09 recebe psicólogas da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, por meio da Comissão Psicologias - temática Hospitalar, recebeu nesta sexta-feira (3/5) psicólogas que atuam na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente em situação de violência na Saúde Mental.

O pedido se deu pela necessidade de sanar algumas dúvidas sobre questões de sigilo no atendimento e encaminhamento de crianças, adolescentes e mulheres em situação de violência. A psicóloga Ionara Rabelo, que atua na rede, afirma que o apoio do CRP-09 foi fundamental para que pudessem entender como construir uma política de sigilo entre as equipes nos casos de violência sexual. “São várias equipes que atuam com o mesmo caso, por isso a necessidade de construção de instrumentos de comunicação”, avalia.

Para a vice-presidente do CRP-09, Sandra Valéria Nogueira, que coordena a Comissão Psicologias, um dos desafios da Rede é criar instrumentos de notificação e de atendimento às crianças e mulheres em situação de violência. “O grande desafio posto é fazer com que  estes serviços se comuniquem e se integrem com foco no atendimento integral à essas famílias”, explica. E complementa: “O papel do Conselho de Psicologia é acompanhar e orientar para que esses instrumentais técnicos utilizados estejam de acordo com o nosso Código de Ética”.

A psicóloga e colaboradora da Comissão Psicologias, Suely Faria, afirma que o CRP-09 é um parceiro de suma importância para o fortalecimento da própria rede. “Uma vez que favorece o entrosamento entre os profissionais envolvidos em ações dirigidas à atenção à saúde e às políticas públicas", diz.

Participaram da reunião:

Renata Costa Teixeira ? CRP-09;

Ionara Vieira Moura Rabelo ? SMS/Núcleo Prevenção Violências;

Luciene Nunes de Almeida ? Distrito Sanitário Sudoeste/SMS;

Karina Mendonça Santos ? Creas Norte;

Jocineyla Alves de Oliveira ? Creas Oeste;

Jacqueline Andrade Amaral ? CRP-09;

Sandra Valéria Nogueira ? CRP-09;

Elis Regina Tonhá;

Cátia Cilene do Carmo;

Suely Pereira de Faria ? CRP-09;

Arinaia Coelho Vieira ? Creas Leste/Depai.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO