Luta Antimanicomial: ?As Cores da Utopia? será exibido na TV UFG dias 18 e 19/5

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região informa aos psicólogos e às psicólogas que a TV UFG irá exibir o documentário longa-metragem “As Cores da Utopia”, do diretor Júlio Nascimento. Em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), a exibição acontecerá em dois momentos: no dia 18 de maio, às 14 horas, e também no dia 19, às 17 horas.

O CRP-09 indica a obra à categoria por entender que o filme é um instrumento facilitador das discussões em torno da necessidade de uma mudança de postura e mentalidade acerca do doente mental, capaz de levar as pessoas a tratá-lo como ser humano produtivo e como cidadão, contribuindo, assim, como reforço para a luta antimanicomial. “Inclusive, o CRP-09 foi parceiro em diversas exibições públicas do ‘Cores da Utopia’. Em algumas ocasiões, foram desenvolvidos debates em torno do tema”, conta o presidente do Conselho, Wadson Arantes Gama.

O filme aborda a vida e a obra do artista plástico baiano, esquizofrênico, Reginaldo Bonfim. A obra, sem fins lucrativos, discute a exclusão social de Reginaldo e amplia a reflexão sobre o conceito de normalidade, mostrando que a loucura vai muito além do sintoma psiquiátrico, envolvendo armas de destruição em massa e a degradação da natureza e do homem.

Movimento da Luta Antimanicomial - Esta luta tem como ponto geral a reivindicação em torno da efetiva execução de políticas públicas voltadas para a saúde mental, capazes de resolver, de forma definitiva, as questões atinentes aos maus-tratos e à exclusão social do doente mental em nossa sociedade.

Detalhes sobre a exibição:

TV UFG: - Canal aberto: 14; Canal da NET: 13.

Datas e horários: 18 de maio (Dia Nacional da Luta Antimanicomial) às 14 horas; e 19 de maio às 17 horas.

(Fonte: CRP-09 com Assessoria de Comunicação “Cores da Utopia”)

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO