CRP-09 realizou o I Seminário Goiano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, por meio da Comissão de Direitos Humanos-GT Sexualidade e Gênero, realizou o I Seminário Goiano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos, no dia 21 de junho, no auditório Eli Alves Forte da OAB-Goiás.

Para o coordenador do GT Sexualidade e Gênero, Mayk da Glória, a intenção da organização do seminário é promover debates entre a Psicologia e outras ciências/profissões engajadas na luta por justiça social, buscando a integração dos conhecimentos científicos e a luta do Movimento Social organizado. “É reafirmar o posicionamento ético, estético e político da Psicologia para com a sociedade em relação a uma teorização/atuação em consonância/confluência com dos Direitos Humanos, reconhecendo a importância da consideração da Diversidade Sexual como expressão saudável da existência humana”, avalia.

Na abertura, o coordenador da Comissão de Políticas Públicas, Wadson Arantes Gama, falou sobre a importância de se discutir a diversidade sexual e a sua relação com a Psicologia atualmente, principalmente no momento em que o projeto de lei conhecido como “Cura Gay” foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Em seguida, as atrizes da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado realizaram uma apresentação artística.

Política - A mesa redonda da manhã debateu o tema “Direitos Humanos: a atual conjuntura política no Brasil”, e contou com os seguintes debatedores: Dra. Glaucia Maria Teodoro Reis (SEMIRA - GO); Dra. Chyntia Barcellos (OAB - GO); Profª. Dra. Cristina Vianna (PDH-POC/UNIP); e Pr. Edson Santana (COELGBTT - GO).

Para a professora de Psicologia Cristina Vianna, a mesa conseguiu conjugar o campo jurídico com a diversidade dos direitos LGBTT. “É a Psicologia trazendo a problematização da prática. A formação acadêmica e a prática de atuação, do atendimento clínico e social dessa população”, conta.

A tarde se iniciou com a mesa redonda “Diversidade Sexual: articulação entre movimento social, academia e políticas públicas”, com a Profª. Draª Lenise Santana Borges (PUC-GO); M.sc. Maria Rita Medeiros Fontes (COELGBTT-GO); e o psicólogo Mayk Diego Gomes da Gloria (CRP-09).

Ao final do dia, aconteceu a conferência de encerramento: Profª. Dra. Tatiana Lionço (UniCEUB-DF).

Organizadores:

Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia 9ª região (GT de Sexualidade e Gênero)

Instituições parceiras:

Comissão de Direito Homoafetivo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sessão Goiás;

Gerência de Políticas da Diversidade da  Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira);

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO