Comissão de Trânsito informa que Detran comunica recesso em serviços

A Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRP-09 informa que o Detran comunica recesso em serviços de habilitação.

Veja a nota emitida pelo órgão:

Detran comunica recesso em serviços de habilitação

Em virtude da mudança no sistema de tecnologia da informação, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) comunica que o setor de habilitação entrará em recesso de 23 a 27 de dezembro. Nesse período, não haverá nenhuma abertura, movimentação ou conclusão de serviços nas áreas que envolvem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Assim, o órgão pede aos usuários que antecipem a solicitação de serviços como renovação, emissão de segunda via de CNH e outros, afim de evitar contratempos. Os candidatos também deverão ficar atentos ao vencimento do processo para obtenção da CNH provisória, que tem prazo de validade de um ano.

De acordo com técnicos da área de TI, a paralisação dos serviços se faz necessária para a migração do sistema. O setor de habilitação corresponde por, aproximadamente, 40% da demanda de todo o sistema. Para evitar maiores transtornos, o Detran-GO optou por realizar a migração no mesmo período em que ocorre o recesso da Universidade Estadual de Goiás (UEG), responsável pela aplicação das provas de Legislação de Trânsito (teórica) e de Prática de Direção Veicular. Nesse período, como não haverá provas, a demanda e o impacto do recesso do setor de habilitação deve ser menor.

Os funcionários do Detran-GO continuarão trabalhando normalmente durante o recesso, quando poderão ser realizados serviços da área de veículos, como vistoria, transferência, alteração de característica, baixa ou inclusão de Gravame e outros. Os setores referentes à aplicação de penalidades e recursos (Comissões de Pontuação, Defesa Prévia e de Suspensão Administrativa) também funcionarão normalmente.

A substituição do sistema de tecnologia se faz necessária, pois o sistema atual não comporta mais a demanda crescente. A transição, que se dará em 52 semanas, será concluída em abril de 2014. Isso possibilitará a digitalização dos processos, oferecendo-lhes maior celeridade e eficiência. Para que essa mudança ocorra, foram investidos R$ 13,6 milhões.

O Detran-GO ressalta a necessidade do usuário, cuja CNH estiver preste a vencer, antecipar a renovação, pois no período de recesso a autarquia ficará impossibilitado de emitir o documento. Vale ressaltar que dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é infração gravíssima, punida com sete pontos, multa, recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado (Art. 162, V, do CTB).

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO