Roda de Conversa que tratou o suicídio tem grande público

 

A Roda de Conversa realizada pelo Conselho Regional de Psicologia 9ª Região no mês de janeiro tratou um tema que instiga tanto os profissionais da Psicologia quanto a sociedade em geral: o Suicídio. Na sede do CRP-09, a sala da plenária ficou lotada.

A palestrante foi a psicóloga e professora doutora, Célia Ferreira, especialista em assuntos relacionados ao luto, e integrante de projetos relacionados à temática do suicídio. Durante a sua exposição, a psicóloga trouxe dados estatísticos relacionados a este tipo de morte e falou sobre a necessidade de se falar no tema. “Como é um assunto tabu em nossa sociedade, as pessoas vão deixando de lado. O mais importante para evitarmos o suicídio é a conscientização dos fatores de risco que levam uma pessoa a cometê-lo e também é preciso capacitar os profissionais da Saúde e da Educação para identificar esses fatores”, destaca.

Durante todo o evento, a professora passava a palavra para a plateia, que fez perguntas ao longo da exposição. Na ocasião, alguns mitos relacionados ao suicídio foram apontados, como: “pessoas que falam não tem coragem de cometer suicídio”, “pessoas que tentam são menos prováveis de voltar a tentar” e “se alguém tenta é porque não está decidido a morrer”.

De acordo com a professora, é preciso estar atento aos sinais da pessoa que pensa em suicídio: afastar-se dos amigos e da família, mostrar-se deprimido e a perda da auto-estima.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), informados pela professora Célia Ferreira:

Brasil:

Em 2004, foram 8.017 mortes

Sendo:
78,7% são homens
76,2 % têm entre 20 e 59 anos
Local de maior frequência: própria residência 35,8%

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO