Reunião Pública sobre indígenas promove rico debate sobre o tema

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região recebeu em sua sede, na manhã desta segunda-feira, 24, representantes de entidades ligadas à causa indígena para a Roda de Conversa “Índios de Goiás e Direitos Humanos ? A Intervenção da Psicologia”.

A reunião pública se iniciou com uma entrevista ao Bispo Emérito da diocese de Goiás, co-fundador do Conselho Indigenista Missionário ? CIMI, e Comissão Pastoral da Terra, Dom Frei Tomás Balduíno. Entre os assuntos abordados, ele levantou questões relacionadas à terra e aos indígenas, e os conflitos relacionados ao tema. “A realidade desta população é o conflito, uma situação muito tensa que explica em última análise o suicídio em série de jovens índios. A própria terra, que é fundamental (para os índios), é defendida com unhas e dentes pelos pretensos donos que obtiveram essa terra. Fizemos um levantamento, através da Comissão da Verdade, e identificamos terras griladas que foram passadas para os grandes fazendeiros. Isso repercute de maneira drástica para os índios, porque para eles é a ‘Mãe Terra’”, afirma.

Em seguida, formou-se a roda de conversa, onde a situação do povo indígena e a relação com a Psicologia foram assuntos abordados. A psicóloga do Cras Aruanã, Thainara Ferreira Cavalcante, falou sobre as dificuldades de atuação diante os conflitos. “A principal dificuldade é a falta de diretrizes, não tem material de estudo, pesquisas, relacionadas a atuação da Psicologia com a temática indígena. Fico feliz com o CRP-09 e o CFP em levantar essa questão, porque o trabalho com o indígena é diferenciado”, explica.

Foco - A intenção é delinear o perfil do trabalho com indígenas na nossa região e como tem sido a contribuição da Psicologia neste âmbito. O material produzido na roda de conversa, que também deve acontecer em outros Conselhos Regionais, será apresentado e discutido no I Encontro de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos, a ser realizado em agosto pelo Conselho Federal de Psicologia, no Mato Grosso do Sul. O evento nacional tem o objetivo de discutir a realidade psicossocial das comunidades indígenas e em que medida a sociedade brasileira, as instituições de ensino e os órgãos públicos interferem nas condições de vida desta população, e também a contribuição da Psicologia neste âmbito.

Participaram da Reunião Pública:

Dom Frei Tomás Balduíno - Bispo Emérito da diocese de Goiás, co-fundador do Conselho Indigenista Missionário ? CIMI, Comissão Pastoral da Terra;

Psicóloga Thainara Ferreira Cavalcante - Psicóloga Cras Aruanã;

Psicóloga Chiara Santos Miranda (Psicóloga no Centro de Referência da Secretaria de Igualdade Racial do Estado de Goiás - SEMIRA);

Flávia Cruvinel ? Superintendente Executiva da Semira;

Chiara Santos Miranda ? Crei/Semira;

Wadson Arantes Gama ? Comissão de Políticas Públicas CRP-09;

Adriana Fonseca de Oliveira Melo ? Comissão de Direitos Humanos ? temática indígena CRP-09;

Marlene Barbaresco ? Crepop;

Vani Batista da Silva ? Senhoras do Cerrado.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO