Parabéns Psicóloga! Parabéns Psicólogo!

 

 

 

Parabéns Psicóloga! Parabéns Psicólogo!

Psicologia comemora 21 anos de atuação em Goiás

O dia 27 de agosto é uma data simbólica para a Psicologia em Goiás. São 21 anos de atuação profissional no Estado e 51 anos da edição da Lei nº 4119/62, que regulamenta a profissão no Brasil. São décadas de lutas, desafios e conquistas. É no nosso país que tem o maior número de psicólogos ativos do mundo. Somos 235 mil em atividade, segundo informações do Cadastro Nacional do Sistema Conselhos de Psicologia. Estamos na frente dos Estados Unidos, com 137 mil profissionais registrados, e também da União Europeia, com 90 mil psicólogos em 35 países. Em Goiás e no Tocantins, somos 6.753 profissionais.

Ao traçar a linha do tempo da Psicologia no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia dividiu a História em seis períodos: Saberes Psicológicos (1500-1808); Saberes Psicológicos produzidos em outras áreas de conhecimento à Psicologia Científica (1808-1889); Autonomização da Psicologia (1889-1930); A consolidação da Psicologia (1930-1962); A regulamentação da profissão e os tempos da Ditadura (1962-1980); e o Sistema Conselhos de Psicologia e a redemocratização (1981-dias atuais).

Dessa forma, é possível perceber que a atuação da Psicologia acontece antes mesmo da sua regulamentação. Também podemos refletir sobre os rumos da nossa profissão, pois precisamos de referenciais para construir a nossa prática profissional. Como vamos colaborar para o fortalecimento da mesma para os próximos 50 anos? Conhecendo a nossa história podemos compreender o contexto que estamos inseridos. É a partir deste contexto que podemos auxiliar a sociedade e fortalecer a democracia através do nosso trabalho.

O psicólogo tem uma atuação plural e pode estar em praticamente todos os lugares da sociedade. Somos capazes de intervir positivamente na educação, na saúde, nos ambientes de trabalho, na mobilidade humana, nas políticas públicas, na assistência social etc. Estamos presentes também no mundo digital. Tudo isso para contribuir com a população e assim amenizar conflitos e situações recorrentes na sociedade atual.

Podemos observar também que estamos mais comprometidos com as políticas públicas. Cerca de 50 mil psicólogos trabalham no Sistema Único de Saúde, na Assistência Social, na Justiça, na Segurança Pública, nas Forças Armadas, nos Detrans e na avaliação de porte de armas. Temos técnicas e ferramentas capazes de ajudar as pessoas a viverem melhor.

Este ano, temos muitas razões para comemorar. A começar pelo veto parcial da presidente Dilma Roussef ao Ato Médico e a manutenção dos mesmos pelo Congresso Nacional. Isso garante uma atuação efetiva da Psicologia e, que mesmo com os vetos, é possível que a atividade dos médicos seja regulamentada sem interferir de forma perniciosa no trabalho de outros profissionais que defendem uma atuação multiprofissional na Saúde.

Passamos por um momento em que a sociedade está discutindo a qualidade dos serviços de Saúde prestados e a nossa profissão também tem pela frente muitos desafios. Mas agora poderemos seguir adiante ainda mais fortalecidos. Por vários anos, lutamos por isso. E aproveito para agradecer a todos os psicólogos e as psicólogas que participaram dela.

Aproveito este dia tão especial para a nossa categoria e reforço o desejo de que o Conselho de Psicologia continue sendo a casa do psicólogo. É um local de discussões, de pensamentos e de ações em prol da profissão. Seja nos momentos em que realizamos palestras, durante as reuniões das várias comissões temáticas ou mesmo no dia-a-dia. O CRP-09 está sempre de portas abertas para a categoria e para a comunidade. E desejo também que a cada dia possamos fortalecer ainda mais a união da classe. Somente com o engajamento dos profissionais iremos alcançar conquistas relevantes para a nossa atuação.

Parabéns Psicólogo, parabéns Psicóloga. Comemore esse dia especial tão especial para nós. Lembre-se sempre que o seu trabalho é muito importante para a sociedade e pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Luciene Falcão é presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região

Artigo publicado nesta terça-feira (27) no jornal Diário da Manhã

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO