Dia Mundial da Saúde - Vamos conversar sobre a depressão, vamos conversar sobre direitos!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou a “Depressão” como tema para discussão no Dia Mundial da Saúde, próximo dia 7 de abril de 2017. A proposta da OMS é que a sociedade possa conversar sobre a depressão como o primeiro passo para compreender este sofrimento e reduzir o estigma sobre o assunto. Daí o lema da campanha é “Vamos conversar”.

Com esta proposta a OMS abre o debate para que as pessoas busquem ajuda profissional assim que identificarem os primeiros sinais e sintomas. Nesse caso, reforçamos a importância de buscar psicólogas (os) e profissionais da saúde mental que possam compreender e definir estratégias de intervenção adequadas em cada caso.

Esta campanha atenta ainda para que a pessoa perceba quando começa a ter um sofrimento psicológico que não é mais tristeza. Ionara Rabelo, presidenta do CRP-09, faz um alerta: “Quando essa pessoa detectar que esse sofrimento está sendo impeditivo para que ela desenvolva atividades no trabalho e manter suas relações familiares e sociais, ela pessoa precisa buscar ajuda de um profissional. Então, é muito importante dizermos que quando perceber esse sofrimento, a pessoa precisa procurar uma (um) psicóloga (o) para falar sobre isso”, explica.

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região considera que a proposta do Dia Mundial da Saúde precisa ser debatida de forma conectada com as reformas que estão ocorrendo no Brasil. Há uma relação importante entre a retirada de direitos sociais e o impacto na saúde mental de trabalhadores/trabalhadoras. A precarização das relações de trabalho, ausência de férias, desemprego e terceirização terão profundo impacto na vida de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), ao aderir à campanha, trouxe à tona a discussão sobre o futuro da saúde do trabalhador brasileiro e como a depressão já atinge muitas pessoas poderá ser ainda mais avassaladora. De acordo com dados da OMS, essa doença silenciosa afeta cerca de 11,5 milhões de brasileiros – 5,8% da nossa população. Em todo o mundo, são 350 milhões de pessoas.

O Dia Mundial da Saúde – 7 de abril – em 2017 está marcado pela preocupação de milhões de trabalhadores/trabalhadora brasileiros (as) com as reformas da Previdência e Trabalhista, que estão sendo operadas em âmbito nacional e, em alguns casos, no estadual também. A insegurança sobre como ficarão os direitos e a dificuldade em se aposentar geram uma atmosfera de instabilidade emocional.

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região considera que é fundamental problematizar a forma como a depressão, em muitos momentos, é veiculada de forma desconectada de determinantes sociais, gênero, raça e etnia. Também deve-se levar em conta os processos de medicalização e psicologização das relações sociais que apenas focam numa visão de bem-estar constante e de responsabilidade apenas do indivíduo.

Considera-se imprescindível debater a importância de se conversar sobre a depressão de forma integrada com a realidade brasileira. O congelamento de investimentos do Sistema Único de Saúde também impacta as políticas de saúde mental e cria barreiras para o atendimento da população em sofrimento psíquico.

A preocupação do CNS, com a qual o Conselho de Psicologia corrobora, é a situação que pode impactar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS) com essa nova realidade da saúde do trabalhador no Brasil. É claro o ciclo que surge: trabalhadores perdem seus direitos, aumento significativo de sofrimento mental, aumento da procura por atendimento de saúde (SUS) e dificuldades de acesso aos serviços de saúde, devido às condições precárias (subfinanciamento).

Vamos conversar sobre a depressão, vamos conversar sobre direitos!

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO