CRP-09 participa do V SEMINÁRIO POVOS DE RUA : Equidade Social: Garantia de Direitos e Políticas Públicas nos dias 26, 27 e 28/04

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09) participará do V SEMINÁRIO POVOS DE RUA : Equidade Social: Garantia de Direitos e Políticas Públicas, de 26 a 28 de abril, na Praça do Trabalhador e no Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia. O público-alvo do evento é a população em situação de rua, a sociedade goiana, os profissionais envolvidos nos cuidados aos povos de rua, os Poderes Públicos Estadual e Municipais, e os demais atores relacionados à temática.

Para ver a programação, clique aqui.

Os objetivos do evento são: discutir questões essenciais concernentes à parcela da população que faz das ruas seu espaço principal de sobrevivência e trazer estratégias para combater as injustiças sociais praticadas contra este segmento, pauperizado e estigmatizado, buscando formas, junto a sociedade goianiense e gestão pública, para garantia de seus direitos; sensibilizar a sociedade goiana e o Poder Público para responsabilidade de todos na construção de perspectivas para esse público; potencializar e qualificar a atenção à população em situação de rua ou moradora de rua através da aproximação e articulação dos atores sociais que trabalham com esse segmento.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-09, Mayk da Glória, o Conselho de Psicologia é uma entidade parceira desta ação. Segundo ele, nos últimos anos tem havido uma consolidação de políticas públicas para garantia dos direitos da população em situação de rua, seja no âmbito da saúde, da assistência social, da educação, da habitação e da segurança pública. "No entanto, ainda existem diversos gargalos nessas políticas públicas e esse seminário tem como objetivo discutir as questões pertinentes a esses gargalos e as nossas dificuldades em garantir o direito da população em situação de rua", enfatiza.

Em relação ao trabalho da Psicologia nesta área, Mayk da Glória pontua algumas questões. "Atualmente nós não temos referências técnicas publicadas pelo Conselho Federal de Psicologia que nos passem metodologias de intervenção junto a população em situação de rua, mas, de modo geral, isso não tem impedido que as psicólogas e os psicólogos realizem belos trabalhos em equipes que atendem essa população. Seja nas equipes de abordagem da assistência social ou seja nas equipes de consultório na rua e consultório de rua no âmbito da saúde. A Psicologia é uma ciência e uma profissão importante para essa discussão, é algo que nos fortalece enquanto categoria e sociedade e que demonstra o compromisso social da Psicologia brasileira em relação às tranformações e condições de vida da nossa população", afirma.

(Fonte: CRP-09 com divulgação)

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO