Secretaria de Saúde de Goiânia responde CRP09 quanto a vacinação da categoria, confira:

O Conselho Regional de Psicologia de Goiás – CRP09 vem adotando diversas medidas para viabilizar a vacinação de todas(os) as(os) profissionais da psicologia de Goiás, conforme preconiza o Plano Nacional de Vacinação desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunização, que determina prioridade aos trabalhadores da área da saúde, com o objetivo de garantir o funcionamento dos serviços de saúde e a proteção desses trabalhadores.

Neste sentido, foram realizadas reuniões do Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde – FCRAS, Ministério Público – MP, Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, além de cobranças, via ofícios, aos gestores de todos os municípios goianos.

Durante os encontros com os gestores, tanto do Estado, quanto do município de Goiânia, ficou determinado que o CRP09 encaminharia relação de profissionais inscritos na autarquia para contribuir com a operacionalização da vacinação da categoria, o que foi prontamente realizado pela entidade.

No entanto, em resposta às nossas solicitações, o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, encaminhou ofício informando que não há data para vacinação da categoria. Como argumento, o gestor informou que a vacinação segue critérios definidos pela SMS, obedecendo: “perfil de profissional que realiza esse tipo de atendimento, quantitativo de profissionais inscritos, bem como disponibilidade de doses para tal vacinação”.

Ainda segundo Durval Pedroso, a insuficiência de imunizantes tem retardado a campanha de vacinação dos grupos prioritários, além da ausência de um cronograma regular por parte do Ministério da Saúde para o envio de novas doses.

“Esclarecemos que a SMS em nenhum momento atendeu a pedidos ou promoveu benefícios e detrimento a um ou outro conselho, no sentido de priorizar a vacinação destes locais. Entendemos e reconhecemos a importância dos demais profissionais e trabalhadores da saúde, e estamos articulando junto à Secretaria Estadual de Saúde a remessa de novas doses direcionadas a esse grupo. Porém não nos foi repassado nenhuma data, visto que as doses recebidas por eles, dependem do cronograma e disponibilidade por parte do Ministério da Saúde”, diz o comunicado da secretaria.

O Conselho Regional de Psicologia de Goiás – CRP09 compreende o momento difícil que o país passa pela ausência de vacinas suficientes para atender todos os grupos prioritários. No entanto, continuará cobrando e empenhando esforços para que seja realizada, o mais breve possível, a imunização de toda a categoria, em respeito ao que preconiza a legislação e a garantia da saúde das(os) profissionais, que mesmo diante de um cenário tão calamitoso, continuam acolhendo e contribuindo com a saúde da população.

Confira abaixo os registros das manifestações realizadas pelo CRP09 em defesa da vacinação de todas(os) as(os) profissionais da psicologia:

CRP09 cobra inclusão das(os) psicólogas(os) na primeira etapa da vacinação contra Covid-19

CRP09 aciona Ministério Público para cobrar inclusão das(os) psicólogas(os) na primeira fase de vacinação contra COVID19

CRP09 reúne com Secretário de Saúde de Goiás para cobrar vacinação da categoria

CRP09 se reúne com secretário municipal de Saúde de Goiânia para cobrar vacinação da categoria

 

 


© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO