O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região – Goiás (CRP-09), por sua Diretoria e XI Plenário, em consonância com os princípios éticos e profissionais que norteiam a nossa atuação, vem a público manifestar seu veemente repúdio a qualquer forma de racismo e discriminação racial. O CRP-09 tem como função precípua orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional da(o) psicóloga(o), assegurando que a atuação desta(e) seja pautada pelos valores éticos e pelo respeito à dignidade humana. Destaca-se o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), que traz seus Princípios Fundamentais embasados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O racismo é uma violação dos direitos humanos e causa danos profundos à saúde mental e ao bem-estar de indivíduos e comunidades. A Psicologia, enquanto ciência e prática comprometida com a promoção da dignidade e da equidade, tem um papel fundamental na luta contra a opressão e na construção de uma sociedade mais justa. Reafirmamos nosso compromisso em promover uma atuação antirracista, que não apenas reconheça as injustiças históricas e estruturais que o racismo perpetua, mas que também atue proativamente na desconstrução de estigmas e na promoção da igualdade.
É dever de todo o Sistema de Psicologia debater sobre práticas psicológicas antirracistas, assim como promover reflexões sobre as relações étnico-raciais junto à sociedade, visando contribuir para a superação do racismo em diversos contextos sociais. É fundamental que a Psicologia, enquanto ciência comprometida com o respeito à diversidade e à promoção da justiça social, se posicione firmemente contra qualquer prática que fira esses valores. Quaisquer ações que fujam de tais parâmetros não refletem a atuação ética da nossa categoria.
O racismo, em qualquer forma, é inaceitável e causa danos irreparáveis ao tecido social, à saúde mental e ao bem-estar das pessoas. Assim, o CRP-09 reafirma seu compromisso em combater o racismo e em fortalecer uma atuação antirracista, incentivando a reflexão crítica e a formação contínua sobre questões de raça e etnicidade em todas as práticas psicológicas.
Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região – Goiás