Serviços de Saúde e atividades culturais marcam o Dia do Idoso no Lago das Rosas

 

Fortalecer a interação entre idosos e jovens é um dos principais objetivos do movimento Plural Idades, que promoveu no dia 29 de setembro, no Lago das Rosas, um evento em comemoração ao Dia do Idoso (1º de outubro) e aos 10 anos do Estatuto do Idoso.

As atividades começaram às 7 horas, com uma caminhada no anel interno do parque. Os serviços de aferição de pressão arterial, dosagem de glicose e orientação do uso de medicamentos aconteceram durante toda a manhã e foram bastante procurados. A atriz e dançarina Célia Borges, que participou de uma apresentação artística no evento, aproveitou o momento de folga para checar a saúde. De acordo com a farmacêutica que realizou o procedimento, ela está com saúde de moça, apesar de já ter passado dos 60 anos de idade.

Na tenda principal, a programação começou com a apresentação da Banda da Guarda Municipal, que interpretou músicas do cancioneiro popular. O Coral do Sesc cantou um repertório variado de canções. Um grupo de idosas, vinculado à Secretaria de Assistência Social, apresentou um espetáculo de dança e a atriz Margarida, do grupo Senhoras do Cerrado, recitou um poema. Outras atividades também aconteceram durante a manhã de domingo, como dinâmicas de grupo, culto ecumênico etc.

O presidente do CRP-09 e coordenador do Movimento Plural Idades, Wadson Arantes Gama, explica que esta é a 3ª edição desse evento, que acontece sempre próximo ao Dia do Idoso. “Este ano a comemoração se consolida e, assim, mostra a importância dessa prestação de serviço e integração para o fortalecimento de relações entre a juventude e a pessoa idosa. Agradeço aos colaboradores, parceiros e, principalmente, aos integrantes do Plural Idades”, destaca.

Plural Idades - O Movimento Plural Idades surgiu em julho de 2011,  por uma iniciativa do CRP-09, através, na época, da Comissão da Pessoa Idosa, junto com outras  entidades governamentais e civis. O objetivo é inserir a pessoa idosa nos vários espaços comunitários, possibilitando a convivência e a interação com os mais jovens, além de proporcionar o conhecimento e a aplicabilidade do Estatuto do Idoso, que completa 10 anos de implantação.

Algumas ações já foram realizadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos. Entre elas, o Seminário Plural Idades, que aconteceu em outubro de 2012, na PUCGoiás Uma extensa programação incluiu palestras, discussões sobre Políticas Públicas, reflexões, oficinas e apresentações cultural. Em 2011, a comemoração foi no Parque Flamboyant, onde os patriarcas e matriarcas realizaram um grande piquenique com suas famílias, e também participaram de atividades de promoção à saúde, culturais e oficinas.

Fazem parte do Plural Idades: Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP-09), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia, FestVIDAde, PUC Goiás, Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Solar Colombino, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Conselho Regional de Educação Física 14ª Região (Cref-14), Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (Cress-18), Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região (Crefono-5), Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO), Governo de Goiás, Secretaria de Cidadania e Trabalho, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Defesa Social, Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Programa de Gerontologia Goiás, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Municipal do Idoso, Vereador Virmondes Cruvinel, Vereadora Dra. Cristina.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO