Avaliação Psicológica do Trânsito tem aumento autorizado pelo Detran

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região recebeu o presidente do Detran/Goiás, Cel. Sebastião Vaz da Silva, para uma reunião de trabalho que culminou em uma parceria e também na assinatura da Portaria 526/13, que reajustou os valores para o Exame Psicológico do Trânsito. O encontro aconteceu no dia 18 de outubro, na sede do CRP-09, com a presença de dezenas de psicólogos e psicólogas que atuam nesta área.

Com o reajuste, a avaliação psicológica passou a ser R$ 80,00 e a avaliação feita pela Junta Especial de Saúde, R$ 99,00. Há sete anos os valores cobrados não sofriam alteração.

O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, abriu a reunião ressaltando que este é um momento importante para a categoria e agradeceu a disponibilidade do presidente do Detran em vir até o encontro do profissional. “Hoje é um dia histórico para os psicólogos e as psicólogas que atuam na área do trânsito. Agradeço o empenho de todos que participaram nesse processo de luta que durou anos e, em especial ao presidente Cel. Vaz, que foi sensível ao histórico desse processo e finalizou essa negociação”, diz.

Em seguida, a presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRP-09, Simone Minasi, fez um discurso emocionado aos presentes. “As negociações junto ao Detran se estenderam por anos e agora temos um resultado concreto. Este reajuste, além de reconhecer o valor do profissional psicólogo, se reverterá em melhoria nas condições de atendimento aos usuários do serviço”, destaca.

O presidente do Detran, Cel. Sebastião Vaz, ressaltou a sua trajetória profissional e sua história no órgão de trânsito. Ele fez questão de dizer que foi uma satisfação atender o convite do CRP-09 afim de estreitar a relação entre os profissionais e o Detran. “Essa é uma parceria no âmbito de melhorar o atendimento ao cidadão. Estamos fazendo esse diagnóstico do passado na tentativa de melhorar a situação dos permissionários, como os psicólogos e os médicos”, afirma.

Para o vereador Virmondes Cruvinel Filho, que participou e contribuiu com as negociações junto ao Detran, foi um privilégio ser testemunha dessa luta dos psicólogos. “Acompanhei esse processo, a reivindicação por parte do CRP-09, e percebi que o Conselho não é uma entidade que fica parada diante os desafios. E nem o Detran, que veio também ao encontro das entidades firmar parcerias”, avalia.

O presidente da Comissão de Empregabilidade do CRP-09, Elias Rodrigues de Souza, se emocionou ao lembrar dos vários momentos de negociação junto ao Detran. O conselheiro esteve a frente da Comissão de Trânsito na última gestão. "É gratificante para nós reunirmos os psicólogos do trânsito para finalmente dar essa boa notícia do reajuste e da aproximação com o Detran", enaltece.

Comemoração ? Nos momentos finais da reunião, os profissionais presentes se pronunciaram, contando as dificuldades que enfrentam no trabalho cotidiano e também comemorando o reajuste. A psicóloga Maria Aparecida Diniz falou sobre o momento histórico para a categoria. “O empenho do Detran em participar de um evento como esse, em firmar parceria com os profissionais, é algo inédito para nós. Considero esse um momento maravilhoso”, enfatiza.

A psicóloga Agda Míriam Moraes Souza ressaltou que há alguns anos a categoria dos psicólogos peritos de trânsito passou por momentos difíceis e de descrédito. “Hoje podemos dizer que estamos com essa credibilidade retomada, após períodos complicados em que trabalhávamos recebendo até mesmo oferta de propina”, diz.

Histórico ? A Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRP-09 e o Sindicato dos Psicólogos de Goiás batalham a cerca de cinco anos pelo reajuste do valor da avaliação psicológica dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.

As negociações passaram por várias gestões do Detran, ocasiões em que promessas foram feitas sem resultados concretos. Inúmeras notícias de reuniões entre integrantes do CRP-09 e o órgão do trânsito foram divulgadas nos últimos anos nos meios de comunicação do Conselho.

Clique aqui e veja a Proposta de Parceria entre o CRP-09 e o Detran.

Clique aqui e veja a Portaria do Detran nº 526/13.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO