CRP-09 participa de seminário sobre violência física e psicológica

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, através da Comissão Especial da Criança e do Adolescente, participou do Seminário de Notificação de Violências Físicas e Psicológicas: estratégias e desafios na defesa dos Direitos Humanos, no dia 25 de novembro, no auditório do Ministério Público de Goiás.

O evento ocorreu no Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher e teve como objetivo debater o impacto da violência psicológica e física na saúde, bem como propor recomendações para o enfrentamento destas situações.

A presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, conselheira Ionara Vieira Moura Rabelo, e a analista de fiscalização do CRP-09, Karla Garcia Alves, estiveram no seminário. Segundo elas, o evento visou também sensibilizar os profissionais dos diversos setores a preencher a Ficha de Notificação da Violência e incentivar o profissional da Saúde para utilizá-la em sua rotina de atuação.

O Seminário contou com a palestra “Violência física e psicológica, entendendo suas repercussões”, ministrada pela médica Célia Maria Stolze Silvany, que coordena a residência médica e internato em Pediatria das Obras Sociais de Irmã Dulce em Salvador (BA), e pela psicóloga Cida Alves, que atua na Divisão de Vigilâncias e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Goiânia. Em pauta, assuntos como os maus tratos físicos e psicológicos, abuso sexual, resiliência, alienação parental, entre outros.

Pioneira no estudo sobre os maus tratos infantis e médica do Ministério da Saúde, Célia Silvany ressaltou a importância dos médicos se atentarem para possíveis maus tratos físicos, que podem ser observados com marcas definidas em pacientes. Segundo ela, cada profissional deve fazer o seu papel para que os casos de maus tratos e abusos sejam, devidamente, solucionados.

A psicóloga Cida Alves, que é doutora em Educação pela UFG, apresentou estatísticas sobre a incidência de violências em Goiânia, no ano de 2012, segundo dados do Sistema de Informações da secretaria municipal de Saúde. De acordo com os dados, prevalece a violência física (75,3%) seguida da negligência (24,7%, a violência psicológica (22%), a violência sexual (20,8%), tentativa de suicídio (9,1%), tortura (4,3%) e violência financeira (1,7%). “A palavra é a maior obra civilizatória construída pela humanidade, mas são os atos que salvam o mundo”, reforça.

Livro ? Ao final da palestra, ocorreu a distribuição do livro “Quebrando o silêncio ? Disque 100”, com a presença dos autores. Entre eles, colaborou o psicólogo e conselheiro do CRP-09, Danilo Suassuna, que assina um dos capítulos. A divulgação do livro reforçou a importância dos profissionais da saúde realizar a denúncia de situações de maus tratos e abuso através do Disque 100.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO