Corep em Goiás é marcado por participação efetiva dos profissionais

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região realizou no último final de semana (27 e 28 de abril) o VIII Congresso Regional de Psicologia (Corep), no Hotel Plaza Inn Executive, em Goiânia (GO). Cerca de 60 psicólogos e psicólogas participaram do evento, que levantou propostas e elegeu delegados para o Congresso Nacional de Psicologia (CNP).

O presidente do CRP-09 e delegado eleito para o CNP, Wadson Arantes Gama, explica que esse momento compila as ideias e propostas levantadas durante os pré-congressos realizados em Goiânia e em várias cidades do interior. “O Congresso é um momento democrático onde a voz do profissional se torna ator principal”, destaca.

O primeiro dia começou com a inscrição dos delegados e as boas vindas aos participantes. Logo em seguida foi feita a eleição da Mesa Diretora e a leitura e aprovação do Regimento Interno do Corep.

Os psicólogos foram divididos em três grupos, de acordo com os eixos de discussão: Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria; Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho; e Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas.

A psicóloga Maria Tereza Figuiredo Costa, uma das relatoras do Eixo 1, conta que participou como delegada no CNP em 2004 e faz um paralelo com o processo atual. “Pude perceber uma maior participação, envolvimento e interesse da categoria. É um momento de repensar a nossa profissão e de contribuir para o desenvolvimento da Psicologia”, avalia.

No Eixo 2, um dos relatores e delegado eleito para o CNP, Roberdan Ferreira de Oliveira, destaca a importância dos profissionais focarem na discussão das propostas. “Assim poderemos amadurecer as ideias que estão sendo discutidas aqui, afim de que os nossos objetivos sejam alcançados”, afirma.

No Eixo 3, uma das relatoras, a psicóloga Raiany Cristina Andrade Lima, participa pela segunda vez do Corep. “Antes eu não percebia que os colegas de profissão estavam tão atuantes. Acho muito significativo o que foi proposto e a discussão. Além disso, estamos mais objetivos nas junções das propostas no sentido de entrar em consenso sobre a melhoria da profissão”, reflete.

No segundo dia foi realizada a plenária e ao final da tarde a eleição dos delegados que vão participar no CNP. A estudante de Psicologia Renata Fernandes Cardoso também irá para o Congresso Nacional.

Veja quem são:

Delegados efetivos

Wadson Arantes Gama;

Elias Rodrigues de Souza;

Walúzia Miranda Flôres;

José Henrique Lopes;

Telma Olivera Schimidt;

Antônio Roberto de Melo Ferreira;

Antônia Maria de Souza Oliveira;

Roberdan Ferreira de Oliveira;

Carmen Sílvia Alves Salviano Maraô

Delegados Suplentes

Marnene Soares de Souza;

Helizett Santos de Lima;

Thayana Costa Xavier;

Asenat Gobbi Daniel;

Raiany Cristina Andrade Lima;

Mayk Diego Gomes da Glória;

Eliza Manzan de Morais;

Patrícia Freire Maia;

Renato Rosa da Silva.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO