28 de Junho ? Dia do Orgulho LGBTT

 

Celebra-se no dia 28 de junho o Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. A data já é uma tradição desde a Rebelião do bar LGBTT Stonewall em Nova York-EUA, que aconteceu no dia 28 de Junho de 1969. Esta data marca o início da luta pela liberdade de expressão e igualdade de direitos da população LGBTT.

Considerando a referida data, o Grupo de Trabalho em Diversidade Sexual da Comissão de Direitos Humanos do CRP09-GO/TO relembra a importância que a categoria de psicólogas (os) tem no processo de desenvolvimento dos direitos, desmistificações e despatologizações das expressões LGBTTs. Isso ainda se faz necessário, pois, embora a sociedade reproduza padrões rígidos de condutas, cujos valores dificilmente são ressignificados, as psicólogas e os psicólogos podem contribuir com seus conhecimentos para a construção de uma sociedade mais igualitária e crítica dos valores já estabelecidos.

Os movimentos sociais ampliaram os debates sobre igualdade de direitos feitos por muitas categorias profissionais, principalmente pela categoria de psicólogas (os). A Psicologia tem sido um dos principais ramos do saber que são convocados a falar sobre os direitos humanos na acolhida de LGBTTs, bem como sobre a liberdade de expressão individual deste segmento da população. Contudo, muitos estudos, aliados a várias ciências (médicas e sociais), foram feitos com a intenção de se compreender o fenômeno da sexualidade humana vinculado à questão dos Direitos Humanos. Neste sentido, as (os) profissionais da Psicologia podem acessar estes conhecimentos já produzidos para que assim consigam compreender as vivências de LGBTTs, bem como atuar de forma crítica quanto às regras e normas culturais.

 

Comissão de Direitos Humanos

Grupo de Trabalho em Diversidade Sexual

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO