No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Psicologia se apresenta como importante aliada

Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma data importante para refletir sobre a luta pelos direitos das pessoas idosas e o combate aos diversos tipos de violência cometidos contra este segmento da população.

O conselheiro presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, é também presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO) e possui destacada atuação pela conscientização sobre os desafios enfrentados pela população idosa. Wadson ressalta que as pessoas idosas são frequentemente vítimas de diversas formas de violência, incluindo a negligência, o abuso físico, o abuso emocional e a violência financeira. Além disso, muitas pessoas idosas sofrem com a exclusão social, o preconceito e a falta de acesso a serviços e oportunidades adequadas para o seu bem-estar.

Segundo Wadson, a violência contra a pessoa idosa é um problema grave que requer uma abordagem multidisciplinar, com a participação ativa de profissionais da Psicologia. Ele ressalta que a Psicologia desempenha um papel fundamental na compreensão e no combate a essa violência, pois possui conhecimentos e técnicas que podem ajudar a identificar, tratar e prevenir casos de abuso e negligência.

“A Psicologia tem o potencial de trazer uma visão holística e humanizada para lidar com as questões relacionadas à violência contra a pessoa idosa. É essencial que as(os) profissionais de nossa categoria estejam engajadas(os) nessa luta, oferecendo apoio psicológico, promovendo a conscientização e trabalhando em parceria com outras(os) profissionais e instituições para garantir a proteção e a dignidade das pessoas idosas”, ressalta Wadson.

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, é essencial lembrar que a luta pelos direitos das pessoas idosas é contínua e deve ser uma prioridade em nossa sociedade. Através da atuação comprometida de profissionais da Psicologia, em consonância com outras áreas e segmentos, podemos trabalhar juntos para criar um mundo mais justo e inclusivo para todas as pessoas, independentemente da idade.

seminário pessoas idosas2023diad

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO