O Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos: Construindo Caminhos para o Enfrentamento das Violências propõe discutir as intersecções entre a Psicologia e os Direitos Humanos no contexto do enfrentamento das violências, as formas possíveis de oferecer subsídios para a compreensão e a transformação de realidades marcadas pela violência a partir do respeito à dignidade humana e a construção de uma sociedade mais justas e equitativa.
Nos dois dias de evento, especialistas nas áreas de Psicologia, Direitos Humanos, Saúde, Assistência Social, autoridades das áreas da Segurança Pública, Justiça, entre outras, irão debater os processos psicológicos envolvidos na perpetuação da violência e as formas de desenvolver estratégias e políticas públicas mais eficazes de prevenção e intervenção. O Seminário também busca destacar a importância da promoção da saúde mental e como a violência impacta significativamente na saúde mental das pessoas.
O encontro também pretende propor formas de construção de políticas públicas eficazes para o enfrentamento da violência, desafio que exige a articulação de diferentes áreas do conhecimento e das autoridades constituídas. O objetivo é ampliar o debate sobre as diversas formas de violência, incluindo as violências nas relações étnico-raciais, as violências de gênero, as violências contra as mulheres e as crianças e o direito à cidade a partir de um olhar crítico sobre a ocupação do espaço urbano e ao direito de todos os cidadãos de ter acesso a uma vida urbana plena e digna.