Seminário do Trânsito supera expectativa de público


 

Um grande número de pessoas, cerca de 70, esteve no “Seminário: Psicologia do Trânsito em Trânsito pelo Brasil”, que aconteceu pela manhã e à tarde, nesta quinta-feira (2), na sede do CRP-09. O evento acontece também em outros Conselhos de Psicologia em todo o País.

Autoridades e estudiosos do Trânsito e da Psicologia compuseram a mesa de abertura. Neste momento, o diretor técnico do Detran Goiás, Horácio Santos, falou sobre a importância da avaliação psicológica no contexto do trânsito. “A CNH é um diploma, por isso o candidato precisa ser bem avaliado”, ressalta. Ele aproveitou para parabenizar o CRP-09 pelos seus 20 anos.

O presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRP-09, conselheiro Elias Rodrigues de Souza, agradeceu os cumprimentos e falou em nome da organização do evento. "A intenção é mesmo discutir como está a atuação desse profissional da Psicologia do Trânsito, as suas práticas e também as dificuldades. E refletir sobre a importância desse trabalho para a sociedade", diz.

Além do representante do Detran, o estudioso do Trânsito e representante da Secretaria das Cidades, Antenor Pinheiro, a presidente da Associação dos Psicólogos Peritos do Tráfego do Estado de Goiás, Rosedália Maciel Goulart, a coordenadora de Vigilância e Acidentes, Maria de Fátima Rodrigues e o presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRP-09, Elias Rodrigues de Souza, compuseram a mesa. Ainda na abertura do evento, o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, recepcionou os presentes.

Exposições ? a palestra “Psicologia do Trânsito no Brasil e no Mundo” foi apresentada pela doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Alessandra Sant’ Anna Bianchi. Entre os pontos abordados, ela fez um resgate histórico traçando um paralelo entre o surgimento do automóvel e da Psicologia como ciência. “A partir daí podemos estudar o acidente de trânsito, que aliás, tem a ver com a questão psíquica”, aponta.

A programação da manhã se encerrou com a mesa “Mobilidade Urbana, Políticas Públicas e Novas Práticas”, exposta pelas psicólogas Gardênia Furtado Lemos e Juliana Carrijo Pessoa.

No período da tarde, a doutora em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo, Ângela Coelho Moniz, falou sobre “Avaliação Psicológica no Contexto do Trânsito”. “Procurei abordar dados da literatura o que tem sido considerado como fator causador de acidentes”, afirma.

Documento ? a última atividade do seminário foi uma plenária que teve o objetivo de elaborar um documento para ser encaminhado ao Conselho Federal de Psicologia.

Após a realização de todos os seminários em diversos CRPs, haverá um debate on-line na sede do CFP para entregar um relatório único (a partir dos documentos de todas as plenárias dos seminários) às autoridades responsáveis, como, por exemplo, Contran, Denatran, Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, entre outros.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO