Público de todas as idades prestigiam Seminário Plural Idades

 

As salas e auditórios da Puc-Goiás ficaram movimentados nos dias 19 e 20 de outubro durante o Seminário Plural Idades. O evento, que comemorou o Dia do Idoso, recebeu um público de faixa etária diversificada. Muitos jovens também participaram dessa comemoração.

Logo na abertura do evento, o presidente do CRP-09 e coordenador do Movimento Plural Idades, Wadson Arantes Gama, relembrou algumas conquistas do movimento e enfatizou a importância da integração entre os mais jovens e aqueles que já passaram dos 60 anos. “Acreditamos que essa relação fortalece laços, reforça a admiração mútua e conscientiza o respeito ao idoso em nossa sociedade”, afirma.

Os espetáculos do Coral do Curso Unati, da Puc Goiás, e da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado compuseram o momento da abertura. Canções e poesias deixaram os presentes emocionados. Para o presidente do CRP-PR, João Batista Fortes de Oliveira, essa participação efetiva das pessoas com mais de 60 anos é uma das maneiras de se humanizar a política pública. “A realização de eventos como esse humanizam, pois há integração e participação e não só uma discussão teórica”, aponta.

Para o representante da Delegacia Geral de Polícia Civil, delegado Sidney Costa e Souza, falta na sociedade uma conscientização dos direitos da pessoa idosa. “É necessário que tenhamos uma política de respeito ao idoso em todos os setores, como nos hospitais, supermercados, bancos etc. Essa falta de conscientização é uma questão educacional e cultural e precisa mudar”, enfatiza.

Para a conselheira-tesoureira do CRP-10 Pará/Amapá, Cilene Alencar, é importante ampliar mais a rede de políticas públicas e dar mais visibilidade às necessidades das pessoas idosas. “Elas fazem parte da sociedade e por isso precisamos ampliar a rede de proteção ao idoso”, diz.

Mesa Redonda ? As “Conquistas e Desafios da Política Pública do Idoso” foram o tema debatido no primeiro dia do Seminário. Entre os componentes da mesa estava o representante do Instituto Interfaces de Psicologia, Rogério Oliveira, que veio de Minas Gerais para prestigiar o evento. Ele fez uma análise crítica da defesa dos direitos dos idosos. “Muitos órgãos de defesa do idoso vêm repassando as responsabilidades para Creas e Cras. Está acontecendo uma ‘judicialização’ da Assistência Social.

A presidente do CRP-10 Pará/Amapá, Dorotéia Albuquerque de Cristo, falou sobre a realidade paraense da política pública para os idosos. “O que temos de conquistas e o que temos de desafio, passando também pela questão da violência”, destaca.

Outra reflexão interessante foi feita pelo Conselheiro-diretor do CRP-PR, Sérgio Braghini. Para ele, o grande desafio de uma política pública, no caso para o idoso, é manter a individualidade, já que ela é elaborada para um grupo. “A velhice não é igual para todos. Esse é o grande desafio de uma política pública, ela não pode matar o indivíduo”, avalia.

Oficinas e palestras ? Durante a manhã de sábado (20), várias atividades foram desenvolvidas. Os presentes tiveram à disposição a palestra “Envelhecimento Saudável”, a oficina “Direitos Sociais da Pessoa Idosa”, a oficina “A importância da Educação Física para a Terceira Idade, a oficina “Turbinando o cérebro e Oficina Quiling”, a oficina “Asilo? Abrigo? Casa de Longa Permanência? Como vivo nesse lugar?” e também a oficina “Violência e maus tratos Contra a Pessoa Idosa”.

Fazem parte do Movimento Plural Idades o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, a Puc-Goiás, o Governo de Goiás, a Secretaria de Cidadania e Trabalho, a Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, o Conselho Estadual do Idoso, o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, o Conselho Municipal do Idoso, o Conselho Regional de Educação Física 14ª Região, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, o Programa de Gerontologia Social, a FestVIDAde, o Solar Colombino e a Unati.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO