3ª Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Câncer

 

 

CRP-09 apoia a 3ª Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Câncer que mobilizará população sobre importância da prevenção

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento reunirá a equipe do CEBROM e profissionais parceiros para reforçar a importância dos exames preventivos e tratamento precoce de tumores, no sábado, 24 de novembro, a partir das 9 horas

 

A importância dos exames preventivos para a detecção precoce de tumores e qualidade de vida no tratamento de cânceres serão temas abordados durante a 3ª Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Câncer, no dia 24 de novembro, sábado, a partir das 9 horas, no Parque Vaca Brava, no setor Bueno, em Goiânia. Promovido pelo Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia (CEBROM), o evento tem como objetivo divulgar informações sobre prevenção e novos métodos de tratamento da doença.

 

No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma. Essas projeções feitas para este ano, segundo o Instituto, também serão válidas também para 2013.

 

Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto e estômago para o sexo masculino; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e glândula tireóide para o sexo feminino.

 

Para a oncologista clínica Maria Márcia de Queiroz, a estimativa é preocupante e reforça a necessidade de ampliar os investimentos em prevenção.

 

Segundo ela, que é membro da Sociedade Europeia de Medicina Oncológica (ESMO) e uma das responsáveis pela organização do evento, o CEBROM está atento aos índices alarmantes de incidência dos tumores e, justamente, por isso, investe em ações para a disseminação de informações.

 

Em Goiânia, a caminhada é realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer ? comemorado em 27 de novembro ?, que foi criado em 1988, pelo Ministério da Saúde, para regulamentar as comemorações e estabelecer oportunidade para divulgar os serviços prestados na luta contra o câncer. A equipe organizadora é formada pelas profissionais do CEBROM, Acilda Weirich, gerente de Enfermagem, Jacqueline Amaral, coordenadora do Serviço de Psicologia,  Maria Márcia Queiroz, Oncologista clínica, Mariane Moreno, supervisora de marketing e Sandra Muniz, supervisora de Enfermagem.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento reunirá uma equipe multidisciplinar, com médicos especialistas em Oncologia, psicólogos, enfermeiros e profissionais de educação física, que vão apresentarão dicas de saúde para o público que passar pelo parque, onde haverá também uma tenda de combate ao câncer. 

 

Maria Márcia diz que, quando se conhece a doença e seus sintomas, fica mais fácil prevenir, além do que a detecção precoce faz toda a diferença no tratamento, que pode levar à cura completa. 

 

 

ANOTE

 

3ª Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Câncer

Data: 24 de novembro, sábado

Local: Parque Vaca Brava

Horário: das 9 às 11 horas

Realização: CEBROM (Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia)

Apoio: Centro dos Amigos da Mama (Ceama), Centro de Apoio à Família (Ceafam), Conselho Regional de Psicologia de Goiás e Tocantins (CRP-09) e Conselho Regional de Educação Física

 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO