Comissão de Empregabilidade realiza reunião

 

A Comissão de Empregabilidade do Conselho Regional de Psicologia se reuniu na última semana (29), na sede do Conselho, para tratar de assuntos pertinentes à reestruturação do Sindicato.

Na ocasião, ficou definido um cronograma de ações. Veja:

- Chamar a categoria para participação mais efetiva das reuniões da reestruturação do sindicato;

- Disponibilizar nas mídias do conselho (site, boletim eletrônico etc.) um texto sobre as diferenças de atribuições entre conselho e sindicato;

- Buscar sugestões junto a categoria sobre as necessidades e prioridades que se espera de um sindicato.

Na oportunidade, a Comissão de Empregabilidade e a Assessoria Jurídica receberam um grupo de psicólogos concursados das cidades de Hidrolândia, Crixás e Gameleira. Foram tratados assuntos sobre atribuições do papel do psicólogo e da redução da carga horária.

O presidente da Comissão de Empregabilidade, conselheiro Elias Rodrigues de Souza, esclareceu ao grupo que existe uma luta nacional para a aprovação do projeto de lei das 30 horas semanais e que o CRP-09 vem contribuindo nesse processo. “A Gestão VII Plenário Pluralidades tem o compromisso de lutar pela aprovação de projetos e de leis que tragam benefício para a nossa categoria”, ressalta. E complementa: “essa iniciativa do CRP-09 em apoiar a reestruturação do sindicato faz parte das lutas importantes para a categoria”.    

Atribuições

Veja quais são as diferenças entre as finalidades institucionais dos Conselhos de Fiscalização Profissional e dos Sindicatos/Associações de Classe:

Conselhos de Fiscalização Profissional

Os conselhos regionais foram criados para regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional. São entidades fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior: dele emanam resoluções para os regionais. Cabe a ele julgar em grau de último recurso procedimentos éticos e administrativos. Os conselhos regionais têm seu espaço de atuação delimitado por leis constitucionais. Muitas vezes, estão impedidos legalmente de fazer mais pela profissão, senão estarão invadindo a área de outras instituições, como associações e sindicatos. Em consequência disso poderão:

? habilitar legalmente os profissionais para o exercício da profissão, por meio da concessão do registro profissional;

? fiscalizar o exercício da profissão;

? cobrar anuidades;

? aplicar o Código de Ética Profissional;

? aplicar sanções disciplinares e administrativas às Pessoas Físicas e Jurídicas que sejam consideradas faltosas aos zelosos deveres da atividade profissional, após conclusão de um processo específico.

Sindicatos / Associações de Classe

Os Sindicatos/Associações de Classe são entidades criadas de acordo com previsão constitucional (art. 8º, inciso III), para defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais e administrativas. Em conseqüência disso, poderão:

? definir pautas de negociação trabalhista para a categoria;

? participar de acordos coletivos de trabalho;

? homologar rescisões de contratos de trabalho;

? prestar assistência jurídica;

? firmar convênios visando proporcionar diversão, lazer, assistência médica, psicológica , odontológica e outros;

? firmar convênios com empresas comerciais, objetivando proporcionar descontos aos sindicalizados, por ocasião da aquisição de bens de consumo em geral.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO