Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Alerta para sociedade sobre exercício ilegal da profissão - CRP09

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09) tem como finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo, além de zelar pelos princípios éticos. Em vista disso, esta autarquia federal tem buscado alertar tanto a categoria quanto a sociedade sobre possíveis situações que ferem o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

O CRP-09 tem buscado coibir práticas que facilitem ou permitam o exercício ilegal da profissão, como os cursos irregulares de graduação em Psicologia. Em muitos casos, os cursos irregulares são oferecidos nas modalidades a distância, semi-presencial, livre ou de extensão, com a promessa de que, ao final, os alunos irão obter o diploma de graduação em Psicologia. Por isso, é importante orientar a sociedade que o Ministério da Educação possui apenas cursos presenciais regulares e que as instituições que os oferecem estão listadas no site do ministério (Veja tabela abaixo com cursos regulares no Estado de Goiás – atualizada em 09/01/2018).

Com relação às ofertas de estágio, os órgãos públicos e privados que possuem psicólogas (os) em seu quadro funcional devem estar atentos à demanda de alunos advindos de cursos irregulares que estão procurando estágio, e não aceitar estes pedidos de estágio. Esta oferta pode ser considerada uma prática facilitadora ou que permite o exercício ilegal da profissão. Portanto, é importante verificar se a instituição do requerente ao estágio oferece o curso de Psicologia de forma regular. Lembrando que estágios em Psicologia só podem ser supervisionados por psicólogas (os) regularmente inscritas (os) no Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás.

Outro alerta é sobre o local de aula dos cursos irregulares, que caso aconteçam em espaços públicos, como escolas, também pode ser considerada uma prática facilitadora do exercício ilegal da profissão.

O CRP-09 está disponível para esclarecer qualquer dúvida relacionada ao assunto através do telefone (62) 3253-1785 ou pelo email: téO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Instituições cadastradas no Portal E-Mec – consulta realizada em 09/01/18

Instituição

Município em Goiás

Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)

Goiânia

Universidade Paulista (UNIP)

Goiânia

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Goiânia

Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Goiânia

Faculdade Cambury (CAMBURY)

Goiânia

Centro Universitário Alves Faria (ALFA)

Goiânia

Faculdade Estácio de Sá de Goiás (FESGO)

Goiânia

Centro Universitário de Anápolis (UNIEVANGÉLICA)

Anápolis

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Anápolis

Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN)

Aparecida de Goiânia

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Catalão

Faculdade de Ensino Superior de Catalão (FACULDADE CESUC)

Catalão

Faculdades Integradas IESGO (IESGO)

Formosa

Faculdade de Iporá (FAI)

Iporá

Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES)

Itumbiara

Faculdade Santa Rita de Cássia (IFASC)

Itumbiara

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Jataí

Faculdade Mineirense (FAMA)

Mineiros

Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES)

Mineiros

Faculdade Quirinópolis (FAQUI)

Quirinópolis

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde

Rio Verde

Universidade de Rio Verde (FESURV)

Rio Verde

Faculdade Montes Belos (FMB)

São Luís de Montes Belos