Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. OMS retira identidades trans e travestis da lista de transtornos mentais - CRP09

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou na última semana a nova Classificação Internacional de Doenças, a CID-11, no qual retira oficialmente as identidades trans e travestis da sua lista de transtornos mentais, sendo esta uma ação histórica. Porém, a transexualidade ainda consta como "condição relativa à saúde sexual", a fim de que essa população continue recebendo políticas públicas de saúde em alguns países, como é o caso das cirurgias de redesignação sexual.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-09, Mayk da Glória, explica que, entre as autarquias de classes, o Sistema Conselhos de Psicologia foi o primeiro no Brasil a levantar as discussões sobre a despatologização das identidades trans. "Inclusive estou em Brasília (22/06), em reunião no Grupo de Trabalho de Diversidade Sexual, em que está sendo discutido as implicações na prática profissional da categoria nos diversos campos de atuação que a Psicologia ocupa", ressalta.