CRP-09 participa de audiência pública no Conselho Nacional de Educação sobre DCN's

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09) participou nesta quinta-feira (07/11) da Audiência Pública: DCNs para a Graduação em Psicologia, no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF). Na ocasião, houve um momento de escuta dos presentes pelo CNE, que estabeleceu o prazo de 10 dias para a elaboração por escrito das propostas.

Participaram o conselheiro-tesoureiro do CRP-09, Cândido Renato Alves de Oliveira, e a conselheira Rivanara Nápoli.

O processo de revisão Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Graduação em Psicologia começou em 2018 com um amplo processo nacional, coordenado pela Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pela Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), com a participação de outras instituições e entidades da Psicologia, envolvendo profissionais, docentes, coordenadores e discentes.

Foram realizadas 118 reuniões preparatórias, em 25 Estados e o Distrito Federal, cinco eventos regionais, onde foram levantadas cerca de 800 propostas.O resultado desse processo foi um documento consistente, amplamente revisado, que foi enviado ao CNE. De acordo com as entidades, ele representa os princípios e lineamentos construídos de forma coletiva.

O documento passou por um processo de análise no Conselho, que emitiu um parecer em relação à proposta de diretrizes. Foi aberto um diálogo e uma negociação entre os representantes responsáveis pela elaboração da proposta e o CNE. Em outubro, chegou-se a um consenso entre as partes, onde foram preservados os princípios e delineamentos construídos coletivamente.

Porém, quando o CNE enviou novamente o documento com os pareceres, foi observado que vários importantes artigos haviam sido suprimidos, não correspondendo ao documento produzido em consenso. Por isso, os representantes da elaboração da proposta das novas DCNs consideram importante reforçar a importância dos pontos e a necessidade de defesa dos mesmos junto ao Conselho.

Clique aqui e veja o documento da proposta das novas DCN's com destaque em vermelho para os pontos suprimidos pelo CNE.

 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO