Nota de Pesar

O Conselho Regional de Psicologia de Goiás – CRP09 externa seu pesar pelo falecimento da professora Mestre Nara Wanda Zamorra Hernandez, aos 82 anos, em Tocantins.

Nara Wanda Zamorra Hernandez era militante pelos direitos da categoria e foi pioneira na implantação do curso de psicologia no estado do Tocantins, onde também foi docente. Atuou como psicóloga no interior de Goiás e foi membra do CRP09, quando ainda era Goiás/Tocantins.

Neste momento, a autarquia, se solidariza com seus familiares e amigos diante desta lamentável perda.

As mais sinceras condolências de todos(as) que fazem parte do CRP-09.

 

Conheça um pouco da luta e atuação de Nara Wanda Zamorra Hernandez

Wanda, como era conhecida, era brasileira naturalizada e nascida em Cuba. Morava desde o início dos anos 90 no Brasil, onde viveu inicialmente em Goiás.

Ingressou no curso de Psicologia da Universidade de Havana como aluna assistente em 1954, tendo se formado em 1959. Especializou-se na área de Pedagogia no Instituto de Pedagogia da mesma Universidade onde se formou. Posteriormente foi selecionada para Programa de Pós-graduação na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia), onde concluiu mestrado sobre desenvolvimento humano a partir das teorias de Lev Vigotsky, na Universidade da Amizade dos Povos, em Moskow (atual Universidade Russa da Amizade dos Povos – Instituto Estatal de Educação Superior (PFUR)).

De volta à Cuba, concluiu o seu segundo mestrado, desta vez na Universidade de Havana, na área da Psicanálise).

Em Cuba, além de trabalhar como psicóloga, Wanda construiu sua vida familiar.

No período que residiu em Cuba, além de estudar em Moscou, também trabalhou na Nicarágua, e realizou participações em eventos no Brasil no começo da década de 90 onde tratou sobre seu trabalho de internacionalista.

No Brasil atuou no projeto Universidade Solidária no sul do Piauí e no Tocantins, fixando residência neste em 1994.

Foi a primeira professora de psicologia do estado no Centro Universitário Luterano de Palmas. Trabalhou na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) onde atuou na Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão. Seus trabalhos no Brasil lhe rendeu um prêmio que ganhou das mãos da então primeira-dama do Brasil, Dona Ruth Cardoso.

Desde 1995, conseguiu o reconhecimento dos seus diplomas de graduação e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e então pode ter registro no CRP e trabalhar com docência como sempre fez mundo afora.

Quando do desmembramento do 23 de Goiás compôs, como conselheira suplente, o I Plenário do CRP-23 (2013-2016). Atuou nas comissões de Orientação e Ética e também, nas comissões de Clínica e Avaliação Psicológica. Mesmo com idade avançada, sempre esteve ativa nas questões da sua profissão, tendo sido conselheira suplente também do II Plenário (2016-2019), onde se destacou na criação e condução da Comissão de Gerontopsicologia, tendo se afastado das atividades por motivos de saúde.

Entre as honrarias que recebeu, Wanda lembra com alegria, além do encontro com Dona Ruth, que em 2002 recebeu o título de cidadã Palmense pela Câmara Municipal de Palmas. Sempre cita também suas medalhas, a saber: Medalha pelo labor internacionalista, Medalha pela educação Cubana e Medalha pela Defesa da mulher cubana.

Desde que foi naturalizada brasileira, Wanda teve de recusar a naturalidade cubana e fixou suas raízes aqui no Brasil, no Tocantins.

Além de sua irmã, Neri, fiel companheira com quem Wanda tem partilhado momentos de alegria e dificuldades, fez uma família de amigos. Os anos de docência, o acolhimento à comunidade cubana em Palmas e seu envolvimento em atividades diversas na sociedade Palmense renderam-lhe uma família e um prole de filhos e netos afetivos, dos quais alguns manteve estreita proximidade.

Lidou com uma doença terminal no último ano, mas que não lhe derrubaram a estima e a memória!

Ao primeiro olhar, Wanda sempre parecia uma pessoa irreverente, sempre bem vestida e com sua inconfundível maquiagem. Sua vida foi de serviço a vida humana. Quem a via firme, não imagina que sua força tem uma gentileza e uma delicadeza incomensuráveis. Wanda foi uma psicóloga que serviu ao seu tempo, mas uma mulher à frente do seu tempo, um ser humano para registrarmos na história!

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO