CRP09 realiza de 18 a 19 de novembro VI Seminário de Psicologia Jurídica com o tema: Violências, Famílias e Psicologia Jurídica: desafios para a atuação

O Conselho Regional de Psicologia – CRP09 também realiza nos dias 18 e 19 de novembro o VI Seminário de Psicologia Jurídica junto a programação do X Seminário de Psicologia e Políticas Públicas. O evento é gratuito e acontece de forma online na plataforma Zoom com inscrições limitadas pelo Sympla. Haverá certificação ao final do evento. A programação do VI Seminário de Psicologia Jurídica traz diversos profissionais que são referência em suas áreas de atuação e que vão debater a temática: Violência, Famílias e Psicologia Jurídica: desafios para atuação.

Em sua 6ª edição o Seminário de Psicologia e Políticas Públicas é organizado pela Comissão de Psicologia Jurídica do CRP09.

Para participar os interessados devem realizar a inscrição pelos links informados que darão acesso a cada dia especifico de evento. Além das conferências previstas na programação, o evento conta ainda com minicursos e mesas redondas, tudo de forma online.

A abertura oficial do Seminário acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 14h, com a participação da presidente da Comissão de Psicologia Jurídica, Karen Michel Esber CRP09/2847, do presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama CRP09/1523, e representante do Conselho Federal de Psicologia. 

Na conferência Magna: "Violências, famílias e Psicologia jurídica: desafios para a atuação", a psicóloga, Dra. Eliane Pelles Machado Amorim CRP09/1328, fará a condução dos trabalhos.

Confira abaixo a programação completa e os profissionais que estarão participando dos debates, conferências e mesas redondas:

14:00 – 15:30h - Conferência Magna – “Violências, famílias e Psicologia jurídica: desafios para a atuação.”

Inscrição: (Clique aqui para se inscrever)

Palestrante: Eliane Pelles Machado Amorim

Eliane Pelles Machado Amorim. CRP: 09/1328. Psicóloga; Doutora e Mestre em Psicologia; Especialista em Terapia Familiar Sistêmica, em Mediação, em Direito de Família e em Psicologia Jurídica; Docente na Pós-Graduação; Presidente da Associação de Terapia Familiar de Goiás - ATFAGO; Vice Presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar - ABRATEF; Vice Presidente da Comissão de Interdisciplinaridade do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM Seção Goiás; Diretora das Comissões Científica e Editorial do 14º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar 2021 (Rio Quente - Goiás).

15:40h as 17:10h Mesa redonda 1 – “Perícia Psicológica em situações de violência intrafamiliar”.

Inscrição: (Clique aqui para se inscrever)

Mediador: Melissa Sousa David

Palestrantes: Dra, Analice Arruda Vinhal, especialista Graziella Mtanios Hanna e Dra. Sirlei Martins da Costa .

Analice Arruda Vinhal –CRP 09/1488. Doutora em Psicologia, Mestre em Ciências da Família, Professora da PUC Goiás, Coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Prática Psicológica/ PUC Goiás. Especialista em: Terapia Familiar; Negociação, mediação, conciliação e arbitragem; Direito das famílias; Psicologia Jurídica; Formação em Práticas Colaborativas e em Práticas Colaborativas e Dialógicas. Presidente da Comissão Interdisciplinar do IBDFAM - Seção Goiás.

Graziella Mtanios Hanna. CRP09/5683. Psicóloga e Psicanalista, Especialista em Psicologia Jurídica, Mediadora Judicial, Perita Judicial em Varas de Família. Assistente técnica judicial em Varas de Família e Criminais, Membro da Comissão Interdisciplinar do IBDFAM/ GO, Membro da equipe de Psicólogos do Grupo de Estudos e Apoio a Adoção e a Convivência Familiar CONVIVER-GEAAGO.

Sirlei Martins da Costa - Juíza Titular da 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Goiânia – Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Coordenadora do Segundo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania de Goiânia entre os anos 2013 a 2017. Juíza Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás deste 31.01.2017 até 31.01.2019. Juíza Auxiliar da Presidência da Justiça do Estado de Goiás deste 31.01.2019 até a presente data.

18:00 – 19:30h – Mesa redonda 2 – “Violência sexual contra crianças e adolescentes, falsas memórias e alienação parental.”

Inscrição: (Clique aqui para se inscrever)

Mediador: Handersenn Shouzo Abe

Palestrantes: Andreia Soares Calçada e Victoria Muccillo Baisch

Andreia Soares Calçada. CRP 05/18785 - psicóloga clínica e jurídica. Perita do TJ/RJ em varas de família e assistente técnica judicial em varas de família e criminais

Victoria Muccillo Baisch OAB/RS 77.246. Mestre em Psicologia pela PUC-RS. Advogada especialista em Direito de Família e Mediação de Conflitos. Membro do quadro de professores da Especialização em Psicologia Jurídica da Unisinos-RS. 

19h40 – 21:10h - Mesa Redonda 3 – “Autores de violência intrafamiliar: sexual, física e psicológica.”

Inscrição:  (Clique para se inscrever)

Mediador: Flávia Hermann Jung

Palestrantes: Dra. Karen Michel Esber, Aliciana Oliveira de Freitas e Silvia Malamud.

Karen Michel Esber CRP 09/2847. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Católica de Goiás (2008). Especialista em Terapia de Famílias e Casais, com formação em Terapia Sexual Conjugal (2005). Especialista em Psicologia Jurídica (2003). Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2000). Psicoterapeuta, palestrante, professora em cursos de pós-graduação, autora dos livros: Autores de Violência Sexual contra crianças e adolescentes e “Autores de Violência Sexual contra crianças e adolescentes: responsabilização e atendimento psicoterapêutico”. Servidora pública da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Psicologia de Goiás, Presidente da Comissão de Orientação e Ética, bem como da Comissão de Psicologia Jurídica.

Aliciana Oliveira de Freitas CRP 09/10212. Neuropsicóloga e Psicóloga Clínica. Experiência como professora de Psicologia e temas correlatos na Escola Superior da Polícia Civil de Goiás. Psicóloga e perita ad hoc da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Goiânia (DPCA), realizando durante cinco anos Avaliação Psicológica em crianças e adolescentes vítimas de violência; supervisora de estágio na DPCA; Palestrante sobre temas diversos (gênero, violência, drogas, personalidade, neuropsicologia, psicopatologias, dentre outros). Professora no curso de formação de palestrantes e multiplicadores da Polícia Civil do Estado de Goiás. Professora das disciplinas de Ética, Atendimento ao Público, Dinâmica de Grupo, de Técnicas de entrevistas com Crianças e outras disciplinas da Escola Superior de Polícia Civil. Coordenadora no Núcleo de Saúde do Policial Civil do Estado de Goiás no ano de 2018. Atualmente ocupa a função de coordenadora do departamento de Psicologia da Delegacia da Mulher de Goiânia e supervisora de estágio de campo externo de universidades de Goiânia. Teste Rorschach.

Silvia Malamud. CRP 06/66624. Psicóloga Especialista em temas relacionados ao Abuso Emocional com narcisistas perversos em relacionamentos afetivos, familiares, mãe/pai filhos, escolares, sociais e de trabalho. Especialista em Terapia Individual, Casal e Família /Sedes. Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA.  Terapeuta Certificada em Brainspotting - David Grand/ EUA. Terapia de Abordagem Direta a Memórias do Inconsciente.

Dia 19/11/2020

14:00 – 15:30h - Mesa redonda 4 – “Entrevista Psicológica Pericial com Crianças, Adolescentes e Adultos em situação de violência.”

Inscrição:(Clique para se inscrever)

Mediador: Cláudio Pedrosa

Palestrantes: Beatriz Cancela Cattani, Lucas Dannilo Aragão Guimarães e Alessandra Resende.

Beatriz Cancela Cattani —CRP 07/20897.  Psicóloga pela PUCRS, Especialista em Psicologia Clínica - Ênfase em Avaliação Psicológica pela UFRGS. Mestra e doutora em Psicologia pela UFRGS, vinculada ao Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP). Docente dos cursos de Psicologia e de Especialização em Avaliação Psicológica das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), também atuando como supervisora de estágios de graduação no serviço-escola da instituição (CESEP). Perita ad hoc em Varas de Família e Juizados da Infância e da Juventude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atua em consultório particular com psicodiagnóstico, avaliações para fins jurídicos, assistência técnica e psicoterapia de orientação psicanalítica.

Lucas Dannilo Aragão Guimarães. CRP: 0433/21- Doutor em Avaliação Psicológica (USF), Mestre em Ciências e Saúde (UFPI), com intercâmbio acadêmico-científico no departamento de Psiquiatria da Università Degli Studi di Torino (Turim, Itália), Neuropsicólogo, pelo Conselho Federal de Psicologia. Perito Psicólogo nas áreas cível e criminal e Analista Judiciário-Psicólogo (TJ-MA). Professor Adjunto de Psicodiagnóstico da Universidade Estadual do Piauí. Membro Internacional do American College of Forensic Psychology (ACFP). Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Perícia Forense (LAPEP) da UESPI. Coordenador da Pós-graduação em Psicologia Jurídica com Ênfase em Perícia Psicológica do IPOG. Pesquisador nas áreas de construção de instrumentos psicológicos, entrevista forense, violência sexual contra crianças e adolescentes e perícia psicológica.

Alessandra Resende - CRP 09/7873 - Psicóloga pela UFG (2011). Especialista em Psicologia Jurídica pela PUC-GO (2013). Psicóloga Perita Judiciária da Divisão Interprofissional Forense do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ/GO), atuando com ênfase na Psicologia aplicada ao Direito de Família.  Entrevistadora Forense do Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência capacitada pelo CNJ e Childhood Brasil.

15:40 – 17:10h - Mesa Redonda 5 – “Produção de documentos psicológicos no contexto jurídico: questões técnicas e éticas”

Inscrição: (Clique aqui para se inscrever)

Mediadora: Melissa Sousa David

Palestrantes: Ana Paula Osório Xavier, Marcielle Aparecida de Fátima Oliveira e Handersenn Shouzo Abe 

Ana Paula Osório Xavier – CRP 09/5938. Psicóloga, especialista em Avaliação Psicológica, instrutora da Escola Judicial de Goiás, facilitadora e instrutora em Círculo de Justiça Restaurativa e Construção de Paz. Também possui qualificação para atuar como Entrevistadora Forense em Depoimento Especial. Atualmente exerce a função de Secretária Interprofissional Forense, vinculada à Divisão Interprofissional Forense- CGJ, com a atribuição de coordenar tecnicamente o trabalho das Equipes Interprofissionais Forenses do TJGO. Experiência com pericias psicológicas nas varas de família, capacitação de servidores, atendimento psicológico em saúde pública, atendimento clínico em consultório particular. Colaboradora da Comissão de Orientação e Ética do CRP-09 desde 2018.

Marcielle Aparecida de Fátima Oliveira.  CRP 09/6378 -Psicóloga efetiva do Tribunal de Justiça de Goiás.  Especialista em Psicopatologia Clínica e também Pós graduada em violência e Exploração Sexual infanto-juvenil, ambas pela PUC-GO. Experiência na atuação Jurídica, Clínica, Social e Docência em Psicologia. Conselheira membro da comissão orientação e Ética do Conselho Regional de Psicologia de Goiás.

Handersenn Shouzo Abe CRP09/6488; Psicólogo, Especialista em Psicologia Jurídica e Docência Superior; Professor Universitário e de Pós-Graduação; Atua com Psicologia Clínica; Psicologia Jurídica; Perícia Psicológica; Assistência Técnica em Psicologia; Consultoria em Processos Éticos para profissionais de Psicologia; Supervisão em avaliação psicológica no âmbito jurídico, elaboração de documentos psicológicos e psicologia clínica; Foi Conselheiro no Conselho Regional de Psicologia Goiás - CRP09 por dois mandatos (2013 a 2019) onde esteve como Vice-Presidente; Presidentes das Comissões de Psicologia Jurídica, Comissão de Discentes em Psicologia, Comissão de Comunicação do CRP09, Membro da Comissão de Orientação e Ética - COE, Comissão de Orientação e Fiscalização - COF; Membro Instituto Brasileiro de Direito da Família ? IBDFAM; Membro da Comissão de Relações Acadêmicas e Interdisciplinar - IBDFAM. Trabalhou por cinco anos no sistema prisional de Aparecida de Goiânia na Central de Avalição e Perícia (2009 a 2014).

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO