CRP09 solicita que Governo de Goiás e Prefeituras incluam as(os) psicólogas(os) que atuam na linha de frente na primeira etapa da vacinação contra o Coronavírus

O Conselho Regional de Psicologia de Goiás solicitou ao Governo de Goiás e as 246 prefeituras do estado que as(os) psicólogas(os), atuantes na linha de frente de combate ao vírus, sejam incluídas(os) na primeira etapa da Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19.

Segundo o CRP09, o estado de Goiás vai utilizar cerca de 65 mil doses da vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, exclusivamente em profissionais da saúde.

“Encaminhamos ofício e realizamos tratativas, junto ao Governo do Estado e as prefeituras municipais para que as(os) psicólogas(os) fossem incluídos nesta primeira etapa de vacinação, entendendo que muitos destes profissionais estão atuando diretamente no atendimento a pacientes em tratamento da Covid19”, afirmou o presidente do CRP09, Wadson Arantes.

Prioridades na vacinação

As doses da vacina chegaram ao estado no último domingo (24/01) e já estão sendo entregues aos municípios goianos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a ordem de prioridade entre esses profissionais que deverão receber as doses seguirá a seguinte definição: Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), consultórios e laboratórios.

Cuidados devem ser redobrados

O CRP09 lembra ainda que, mesmo com o início da vacinação em todo o país, os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, devem ser cumpridos e mantidos, tendo em vista que ainda é baixo o número de pessoas imunizadas. Soma-se a isto, o prazo para que a vacina tenha efeito no organismo dos imunizados.

“É confortante e animador que o país iniciou o processo de vacinação de grupos prioritários e dos profissionais de saúde, nesta primeira etapa. Este avanço certamente terá papel fundamental na diminuição das infecções, bem como na condução desta pandemia que tem afetado diretamente todo o mundo. Sabemos que ainda há um caminho longo pela frente até que todas(os) estejam vacinados. Neste sentido, as(os) profissionais da psicologia continuarão fazendo seu papel, no atendimento as famílias e pacientes acometidos por esta doença e na condução dos impactos da pandemia do novo coronavírus na saúde mental da população, tratando de sentimentos como: medo, angústia, tristeza, irritação, ansiedade e depressão, cada vez mais comuns durante a pandemia”, ressaltou o presidente do Conselho, Wadson Arantes.

O CRP09 assegura que estará de prontidão e acompanhando todas as etapas da campanha de vacinação do COVID19 para resguardar o direito, não apenas dos profissionais da psicologia atuantes na linha de frente da pandemia, como também das(os) demais psicólogas(os) que trabalham em outras áreas, a exemplo a psicologia clínica e na assistência social (CRAS e CREAS).

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO