Dia do Orgulho LGBTQI+

Nesta segunda-feira (28) celebra-se o Dia do Orgulho LGBTQI+. Para o Conselho Regional de Psicologia de Goiás- CRP09 é necessário e urgente que seja promovido o acolhimento e a prática profissional que elimine preconceitos e discriminações.

Neste sentido, segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), que a mais de 100 anos atua em defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil, o país se mantém no ranking dos que mais contabiliza mortes de LGBT+, o CRP09 reforça, nesta data, a importância da psicologia na luta contra a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O papel de profissionais da psicologia diante da população LGBTI+ é de acolhimento ao sofrimento ético-político vivenciado por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intessexuais, em decorrência do contexto de opressão, violência e preconceito.

O Código de Ética, além de orientar e designar condutas, veda aos profissionais de psicologia a praticar ou/e conivência com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão, estigmas que a população LGBTQI+ é submetida diariamente, principalmente no Brasil.  

Diante disto, o Conselho Federal de Psicologia – CFP regulamentou em março de 1999 a Resolução CFP N° 001/99 que estabelece normas para a atuação das(Os) psicólogas (os) quanto as questões ligadas a orientação sexual. Além desta Resolução, o CFP também tem a Resolução CFP nº 01/2018, que estabelece normas de atuação para as(os) psicólogas(os) em relação às pessoas transexuais e travestis, considerando que as expressões e identidades de gênero não devem ser compreendidas como psicopatologias, transtornos mentais, desvios e/ou inadequações. (Clique aqui). 

O texto estabelece o compromisso da psicologia em contribuir para o esclarecimento sobre as questões da sexualidade, permitindo a superação de preconceitos e discriminações.

Confira no post as normas de atuação para profissionais de psicologia em relação as pessoas LGBTQI+.

Conheça também outras publicações do CFP relacionadas ao tema:

-Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs (https://bit.ly/3ys1F6P) ;

- Revista Psicologia: Ciência e Profissão. Edição especial "O Lugar da Psicologia Frente às Orientações Sexuais e Identidades de Gênero" (https://bit.ly/342OVFL);

- Gênero e Sexualidade: Análise das Publicações na Revista Psicologia: Ciência e Profissão (1995-2019) (https://bit.ly/3oFG2eT);

- (In)visibilidade Lésbica na Saúde: Análise de Fatores de Vulnerabilidade no Cuidado em Saúde Sexual de Lésbicas (https://bit.ly/3vbqQZC);

- Revisão da Literatura Sobre Homofobia: Escolhas, Argumentos e Exercício Reflexivo em Pesquisa (https://bit.ly/3f3VnTr).

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO