Aprovada a criação do Conselho de Psicologia do Tocantins ? CRP23

 

Os psicólogos do Tocantins terão um conselho de classe exclusivo dos profissionais do Estado. A decisão foi tomada no último dia 16, durante a Apaf - Assembleia que reúne o Conselho Federal de Psicologia e demais regionais ? em Brasília (DF). A reivindicação foi do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, que dará ainda suporte financeiro ao conselho recém-criado pelo período de dois anos. Foram Delegados representando o CRP-09 os conselheiros Wadson Arantes Gama, Sandra Valéria Nogueira, Gérley Lopes e Ériko Netto de Lima.

Até o momento, o Tocantins integrava o regional 09, juntamente com Goiás. O Estado tem hoje 740 psicólogos inscritos e ativos. A expectativa é que esse número aumente ainda mais nos próximos anos. São três faculdades de Psicologia nas cidades de Palmas, Gurupi e Colinas. Em Araguaína, um curso está em fase de implantação.

Compromisso - O desmembramento e a criação do novo regional foram compromissos assumidos pela atual gestão VII Plenário Pluralidades do CRP-09, frente aos anseios da categoria tocantinense. “Essa é uma meta que traçamos durante a campanha para a gestão do CRP, pois consideramos que o desmembramento do conselho será de grande importância para os psicólogos tocantinenses”, avalia o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama.

A luta para a criação do Conselho do Tocantins foi empenhada pela gestão antes mesmo dela assumir o CRP-09.  “A criação do CRP-23/TO reflete o empenho do VII Plenário com as lutas da categoria no Tocantins. O caminho foi longo, mas conseguimos seguir em frente, e não nos furtamos ao compromisso assumido”, ressalta a vice-presidente do CRP-09, Sandra Valéria Nogueira.

Para o Conselheiro Ériko de Lima, "a existência de uma Seção de Base estruturada, com um Colegiado Gestor atuante e uma organização significativa da categoria no Estado, aliados ao investimento significativo do VII Plenário nas ações de interiorização da Psicologia no Tocantins foram fundamentais para a vitória conquistada.”

Reivindicação ? a atual gestão, desde a primeira APAF que participou, pleiteou inclusão de pauta do tema desmembramento do Tocantins.  Na APAF anterior à última, realizada nos dias 26 e 27 de maio, foi proposta a criação de um grupo de trabalho nacional para tratar deste tema.

Assim, o CRP-09 passou a integrar o GT e a representante de Goiás e do Tocantins nessa discussão era a conselheira-tesoureira, Gérley Lopes Cardoso. “Nós conseguimos que o assunto fosse mantido na pauta dessa APAF, reiteramos que a criação de um Conselho por Estado tem sido diretriz aprovada em todos os Congressos nacionais da categoria e que a criação do CRP-23 facilitaria a interiorização das ações do sistema conselhos. O Plenário da APAF se sensibilizou e votou favorável a proposta". E complementa: “Nos dedicamos muito e hoje estamos com a consciência do dever cumprido pois resgatamos mais um compromisso da Gestão Pluralidades com os psicólogos e as psicólogas tocantinenses", diz.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO