O Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado hoje, 3 de dezembro, é uma data de grande importância para refletirmos sobre os direitos, as condições de vida e a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. O CRP-09 reforça o compromisso ético da Psicologia em promover a dignidade, os direitos humanos e a qualidade de vida dessas pessoas, combatendo todas as formas de capacitismo, exclusão, opressão e discriminação, em consonância com o Princípio Fundamental I do Código de Ética, que preconiza o respeito e a promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano.
A Psicologia, enquanto ciência e profissão, desempenha um papel central na luta pela inclusão, equidade, respeito e igualdade de oportunidades. O CRP-09 enfatiza a necessidade de um compromisso coletivo para garantir acessibilidade em todos os espaços, sejam eles públicos, educacionais ou no mercado de trabalho, conforme orienta o Princípio Fundamental II do Código de Ética, que prevê o compromisso do psicólogo com a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação ou opressão.
Defendemos, ainda, o respeito e a plena aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), marco legal que assegura o direito das pessoas com deficiência à acessibilidade, educação, saúde e participação ativa na sociedade. Essa legislação é fundamental para a eliminação de barreiras e para a promoção da igualdade de direitos para todas e todos, reafirmando os compromissos éticos da Psicologia com a justiça social e os direitos humanos. Baixe agora Nota Técnica Nº 4/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia (CFP) com orientações para Psicólogas(os) quanto ao atendimento às Pessoas com Deficiência pelo link abaixo:
NOTA TÉCNICA Nº 4/2019/GTEC/CG
Assessoria de Comunicação do CRP09