Entrevista: Presidente do CRP-09 esclarece dúvidas sobre Corep e CRP-23

  

Afim de esclarecer melhor o processo de criação do CRP do Tocantins e também o processo de realização do Corep, o site do CRP-09 fez uma entrevista com o presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, Wadson Arantes Gama.

Ele explica como é feita a eleição de delegados e também o motivo da realização de duas edições do Corep, uma em Goiânia e outra em Palmas.

Confira:

Como está o processo de criação do Conselho Regional do Tocantins?

A Apaf que aconteceu em dezembro de 2012 deliberou pelo desmembramento do Tocantins, que ganhou a nomenclatura CRP-23. O passo seguinte é a publicação pelo CFP de uma resolução que estabelece a área de jurisdição, a data de instalação do primeiro plenário, a definição do número de membros que irá compor essa primeira gestão que será eleita pela categoria e a data da eleição. Isso aconteceu no último dia 10. A partir desta resolução, serão definidas as providências necessárias para viabilizar a instalação do CRP-23 Tocantins. Para isso, será feito um planejamento em conjunto pelos psicólogos residentes no Tocantins, pelo CFP e pelo CRP-09. A participação da categoria é muito importante nesse momento. Após esse processo, quando acontecer a instalação do CRP-23, os psicólogos serão transferidos para o novo CRP.

Como é o processo para a realização do Corep?

Estamos divulgando em nosso site e também nas redes sociais como é o processo para a realização do Congresso Regional de Psicologia (Corep), afim de que todos os psicólogos e as psicólogas entendam e participem conosco. Desde o começo deste ano, estamos realizando a todo vapor os pré-congressos de onde sairão/saíram a redação de propostas e a eleição de delegados para o VIII Corep. Já percorremos várias cidades goianas e tocantinenses, como Catalão, Itumbiara, Caldas Novas, Palmas, Araguaína, Gurupi, e temos outras com o evento já agendado.
O evento regional está marcado para os dias 20 e 21 de abril de 2013, em Goiânia. Em Palmas, o Corep também será em abril. Definiremos a data em breve. Já o VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP) ocorrerá de 30 de maio a 2 de junho de 2013, em Brasília. O Congresso Nacional reúne psicólogos e psicólogas e acontece a cada três anos. Ele segue o seguinte cronograma: Eventos Preparatórios, Pré-Congressos, Congressos Regionais e o Congresso Nacional. O CNP é uma conquista democrática da categoria, que permite a discussão e transformação do funcionamento e das ações dos Conselhos de Psicologia, por ser a instância máxima de deliberação na estrutura dos Conselhos.

Como é a eleição de delegados para o Corep?

A eleição de delegados segue critérios pré-estabelecidos. São elegíveis psicólogos ativos e adimplentes com o exercício anterior, mesmo que em parcelamento, e que tenha participado de todas as etapas do Congresso conforme o regulamento que cito adiante “Art. 6º - Poderão ser delegados nos COREPs e CNP apenas as psicólogas (os) regularmente inscritos nos CRPs (tanto inscrição principal quanto secundária) e adimplentes¹. ¹ Também serão consideradas (o) psicólogas(o) adimplentes aquelas(e) que estejam em dia com o pagamento da anuidade de anos anteriores à realização do CNP, mesmo que na forma de parcelamento, até a data do COREP.”
Os estudantes de Psicologia também podem participar dos pré-congressos, mas não tem direito a voto e também não podem ser delegados.

Por que haverá dois Congressos (Corep), um em Goiânia e outro em Palmas?

Essa foi uma sugestão da própria gestão do CRP-09, pois entendemos que os psicólogos do Tocantins agora estão organizados em torno dos desafios da criação do CRP-23. Portanto, seria importante dar voz e acolher as propostas levantadas pelos profissionais desse Estado, que serão levadas para o VIII Congresso Nacional de Psicologia (CNP).

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO