Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Grupos de Trabalho - CRP09

O VII Plenário realizou reuniões com o objetivo de integrar a categoria nas diversas Comissões e Grupos de Trabalho do Conselho. Venha você, psicólogo(a), participar desta gestão.

Confira como o VII Plenário está fazendo uma gestão PLURAL:

Aconteceu, na segunda-feira, dia 11-10-2010, das 08:00 às 10:00 horas da manhã, na sede do Conselho de Psicologia, o Fórum para discussão sobre as atuais demandas e necessidades, nas diversas áreas de atuação do psicólogo, para definição das Comissões Especiais e Grupos de Trabalho que atenderão tais demandas.

Estavam presentes Conselheiros do CRP-09 e psicólogos desejosos de terem as questões, pertinentes à sua prática profissional, reconhecidas e colocadas em pauta para discussão e problematização.

O Pres. Wadson abriu a reunião, esclarecendo a diferença entre Comissão Especial e Grupo de Trabalho. Tanto a Comissão Especial quanto o Grupo de Trabalho são instituídos para discutir e atender objetivos que surgem a partir de temas do interesse da categoria. Contudo, o Grupo de Trabalho, preferencialmente, tem um prazo determinado para cumpri-los. De forma geral, a Comissão trata de questões e temas mais amplos, ao passo que um Grupo de Trabalho trata de questões focais, que necessitam de ações bem específicas e pontuais.

De acordo com o Regimento Interno do CRP-09:

- Comissões Especiais são “aquelas criadas por iniciativa do Plenário, para atender a objetivos especificados no ato administrativo que as instituir; (…) constituídas por conselheiros e/ou psicólogos indicados e aprovados pelo plenário, sendo presididas por um conselheiro efetivo ou suplente.”
- Os Grupos de Trabalho “serão constituídos pelo Plenário, para fins específicos e definidos, preferencialmente com prazo determinado, (…) o coordenador do Grupo de Trabalho será sempre membro do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região. (…) O prazo para conclusão das tarefas dos Grupos de Trabalho, quando houver, poderá ser prorrogado, a critério do Plenário.

Confira o regimento na íntegra aqui.

Os conselheiros e psicólogos presentes levantaram demandas referentes às diversas áreas de atuação da psicologia, englobando toda a pluralidade inerente a profissão de psicólogo. Dentre elas, foi ressaltada a necessidade de ações na área de Convênios/Planos de Saúde, de Assistência Social, Jurídica, Idoso, Álcool e Drogas, Relações Inter-raciais, Atenção Especial aos Formandos em Psicologia, Formação Continuada para a categoria, entre outros. Necessidades levantadas, passou-se então ao momento de formação das comissões e grupos de trabalho e os psicólogos presentes se manifestaram indicando em quais comissões e/ou Gts pretendiam se integrar.

O VII Plenário deseja ouvir os psicólogos e contribuir para a construção de uma categoria mais articulada e mais atuante na defesa de seus próprios direitos, na busca de uma maior qualificação profissional e de um mercado de trabalho mais amplo, bem como na busca de uma maior participação na comunidade na qual está inserida.

Todos os psicólogos e demais profissionais interessados são bem vindos. É a partir da união da categoria que faremos a profissão avançar. Venha contribuir!

Vamos precisar de todo mundo...
Um mais um é sempre mais que dois!
Beto Guedes