Veja como foi o III Seminário de Psicologia e Políticas Públicas

 

A 3ª edição do Seminário de Psicologia e Políticas Públicas foi um sucesso absoluto. Essa é a sensação da equipe do CRP-09, que trabalhou durante os três dias do evento (17 a 19 de abril) no Colégio Santo Agostinho, em Goiânia (GO).

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. Para o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a realização desse evento significa uma consolidação desse seminário que já está em sua 3ª edição. "Pelo fato de ser gratuito e de garantir uma discussão de alto nível, pudemos observar o aumento na participação da categoria este ano. As vagas para as oficinas se esgotaram rapidamente", explica.

Também houve um momento cultural com o músico Xexéu, que fez um "pocket show" com os clássicos da MPB. O ponto alto da noite foi a Conferência "Políticas Públicas e o Desenvolvimento Humano", com o psicólogo argentino radicado na Colômbia, Omar Alejandro Bravo. Ele falou sobre a sua experiência profissional como psicólogo e pesquisador na Colômbia. Enfatizou, em vários momentos, como o fato de o país estar em processo de paz mexe com a sociedade colombiana. "A população de lá tem uma visão pejorativa da guerrilha (Farcs). A espera é que esse processo de paz funcione", destaca.

2º dia

O dia 18 de abril foi dedicado aos eixos Assistência Social e Justiça.
 
Durante a tarde, foram realizadas as seguintes oficinas: "O fazer do psicólogo no CRAS", com Wadson Arantes Gama; "O fazer do psicólogo no CREAS", com Joseleno Vieira dos Santos; "Criança e Adolescente em Conflito com a Lei", com Christine Ramos Rocha; e "Processos psicossociais de grupo", com Juliana de Castro Chaves.

À noite foram realizadas as seguintes atividades: Mesa Redonda "Perícia Psicológica Criminal na Polícia Técnico Científica, Junta Médica do Tribunal de Justiça e Agência Prisional" e "Atuação do psicólogo junto às vítimas do conflito armado e com a população penitenciária na Colômbia", com a coordenadora da mesa Gérley Lopes Cardoso, e debategores Orion Tadeu de Amorim (Junta Médica do Tribunal de Justiça), Handersenn Shouzo Abe (Agência Prisional), Leonardo Ferreira Faria (Polícia Técnico Científica), e o palestrante Omar Alejandro Bravo (Colômbia); Mesa Redonda "Atuação do profissional de Psicologia nas organizações policiais militares", com a coordenadora da mesa Maria José Pereira Goulart, e debatedores Míriam Terezinha Bueno Nogueira Belém (Polícia Militar GO), e Augusta Nóbrega de Oliveira (Junta Central de Saúde PMGO.

Para o conselheiro do CRP-09, Eriko Netto de Lima, o Seminário de Políticas Públicas é um momento importante para a categoria por oferecer a oportunidade de troca de experiência das práticas psicológicas em relação aos eixos abordados. “Isso demonstra a importância de se fazer a correlação entre a prática e a teoria na área da Psicologia, principalmente voltado às políticas públicas”, destaca.

3º dia

Os eixos Saúde e Educação foram as diretrizes do último dia (19) do Seminário.

À tarde foram realizadas as seguintes oficinas: "Política Nacional de Humanização", com a Dra. Maria Elizabeth Mori (Ministério da Saúde); "Política Nacional da Saúde Mental", com Helizett Santos de Lima; "O papel do psicólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)", com Kellen Cristina Fernandes de Oliveira Nasser; "O fazer do psicólogo no CAPS", com Isabel Ferradans Mato (Caps i), Selva Rios Campelo (Caps ad), Rozi Mayry Oliveira Soares (Caps iad) e Ana Flávia de Azevedo Santos (Caps Transtorno adulto); "O fazer do psicólogo com a população em situação de rua", com Carolina Bogado Manhães.

Para finalizar, veja quais foram as oficinas da noite: "Educação Inclusiva", com Alba Lucínia da S. Magalhães de Sensi; Educação da Paz (EPAZ) ? “Drogas e Violência”, com Genivalda Araujo Cravo dos Santos; Educação e Medicalização, com Gisele Toassa; "A relação entre educando e educador, administrativo e família", com Alba Cristhiane Santana da Mata.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO