Entrevista: CRP-09 participa da III Marcha contra a Homofobia em Brasília


 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09), por meio da Comissão de Direitos Humanos ? GT da Diversidade Sexual, participou no último dia 16 da III Marcha contra a Homofobia em Brasília (DF).

Um ônibus foi disponibilizado à categoria para que os (as) psicólogos (as) participassem do evento. Entre os organizadores estava o integrante do GT e psicólogo Wanderson Barreto, que nos concedeu uma entrevista contando como foi a marcha. Confira:

Como foi a marcha? Outras categorias também participaram?

A Marcha aconteceu de forma tranquila e apresentou um número significativo de pessoas. Além dos Conselhos Regionais e do Federal de Psicologia, estavam presentes o Conselho Federal de Serviço Social, o Conselho Estadual LGBTT-GO, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais e demais Conselhos de Classe e Movimentos Sociais.

Como foi a participação dos psicólogos de Goiás? Como foi a procura dos psicólogos para participar da marcha?

Considerando que esta foi a 3ª Marcha Nacional contra a Homofobia, a adesão foi muito boa. Foi muito importante que o CRP-09 abrisse espaço para a categoria de psicólogos e outros profissionais, pois assim a psicologia ganhou aliados na luta contra a discriminação e o preconceito com a diversidade sexual.

Havia algum tema específico, dentro da temática maior (contra homofobia), que teve destaque?

O tema principal foi a criminalização da homofobia, pois acredita-se que a violência que a população LGBTT sofre é em decorrência da falta de leis específicas para a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Qual a importância dos psicólogos participarem de manifestações como essa relacionada aos direitos humanos?

A categoria de psicólogas (os) também precisa "sair do armário" no que diz respeito aos direitos humanos. Quando psicólogas (os) participam de debates, de eventos e de manifestações, estão dando notícia de que a psicologia se preocupa em compreender as vivências dos indivíduos e da sociedade e que, além disso, é uma profissão que existe para garantir os direitos humanos de qualquer pessoa. A compreensão e a garantia desses direitos podem sinalizar um produto final que muitos chamam de Saúde Mental e Social.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO