O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região de Goiás (CRP-09) elaborou a Nota Técnica CRP-09 001/2019 que visa orientar as (os) psicólogas (os) sobre os preceitos éticos e técnicos para atuar em demandas de violência, encaminhamentos e legislação profissional.
Ao se deparar com situações de violência na prestação de serviços psicológicos, a (o) profissional, nos diversos campos de atuação da Psicologia, torna-se um agente de proteção, seja em casos onde haja apenas a suspeita, seja em situações em que há a constatação da violência.
Aliado a isso, a comunicação aos órgãos competentes é providência obrigatória às (aos) psicólogas (os), uma exigência necessária para manter o cuidado e a proteção da vítima/familiar de violência, nos casos previstos em lei.
Portanto, compreendendo a responsabilidade social das (os) psicólogas (os) na atuação profissional, o CRP-09 visa contribuir para que a Psicologia seja exercida de maneira ética, competente e compromissada com a dignidade, liberdade e integridade do ser humano.