O CRP-09, por meio da Comissão Especial de Psicologia e Cuidados Paliativos, realizou nos dias 3 e 4 de abril, no Miniauditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), o I Seminário de Psicologia e Cuidados Paliativos: Lutos e Reconstruções no Processo de Saúde-Doença. O evento foi uma excelente oportunidade para discutir as interfaces entre a Psicologia e os Cuidados Paliativos, além de promover o debate sobre ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças graves, crônicas ou potencialmente fatais.
Nos dois dias do encontro, psicólogas(os), profissionais de diversas áreas da saúde, especialistas e pesquisadores apresentaram, nas palestras, mesas redondas e oficinas, os desafios dos Cuidados Paliativos em Goiás e no Brasil. Além disso, aprofundaram o entendimento sobre como a Psicologia, que é parte integrante da equipe mínima, conforme estabelecido pela Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), desempenha suas funções na equipe interprofissional. As discussões focaram na promoção da atenção integral aos pacientes e familiares em Cuidados Paliativos, além de explorar as últimas tendências, pesquisas e inovações na área.
O evento também debateu a atuação das(os) psicólogas(os) em hospitais, unidades de cuidados paliativos, clínicas, hospices, comunidades compassivas e domicílios. Os presentes discutiram, ainda, as competências das(os) Psicólogas(os) e a integração em equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais da equipe multiprofissional. O CRP-09 destaca que essa integração é fundamental para que todos os aspectos da saúde física, emocional, social e espiritual das(os) pacientes e seus familiares sejam atendidos, promovendo assim um cuidado integral e humanizado, onde o foco é a pessoa e não a doença.
Palestrantes abordaram ainda a importância da formação profissional da(o) Psicóloga(o) para a integração na equipe multiprofissional de cuidados paliativos e a importância do autocuidado que o profissional deve ter na sua atuação profissional, com objetivo ampliar a reflexão sobre a sua qualidade de vida e o seu bem-estar na atuação profissional. O CRP-09 agradece à UFG pelo apoio ao Seminário e a todas(os) as(os) palestrantes que vieram de vários estados brasileiros colaborar para colocar em evidência um tema tão importante para a sociedade. Também agradecemos a todas(os) palestrantes da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e ao público presente pela oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre os Cuidados Paliativos.
Assessoria de Comunicação do CRP09