O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região de Goiás (CRP-09) irá realizar no dia 19/09, às 17h, uma reunião de orientação presencial (exclusiva para profissionais) sobre a Nota Técnica CRP-09 001/2019, que visa orientar as (os) psicólogas (os) sobre os preceitos éticos e técnicos para atuar em demandas de violência, encaminhamentos e legislação profissional, e também sobre a Nota Técnica CRP-09 002/2019, sobre atuação em demandas relacionadas ao comportamento suicida.
A reunião será na Clínica Clínica Chico Veiga - Praça do Coreto nº 2 - Centro - Cidade de Goiás (GO). Não é preciso fazer inscrição prévia.
Sobre a Nota Técnica CRP-09 001/2019
Ao se deparar com situações de violência na prestação de serviços psicológicos, a (o) profissional, nos diversos campos de atuação da Psicologia, torna-se um agente de proteção, seja em casos onde haja apenas a suspeita, seja em situações em que há a constatação da violência.
Aliado a isso, a comunicação aos órgãos competentes é providência obrigatória às (aos) psicólogas (os), uma exigência necessária para manter o cuidado e a proteção da vítima/familiar de violência, nos casos previstos em lei.
Portanto, compreendendo a responsabilidade social das (os) psicólogas (os) na atuação profissional, o CRP-09 visa contribuir para que a Psicologia seja exercida de maneira ética, competente e compromissada com a dignidade, liberdade e integridade do ser humano.
Clique aqui e veja a Nota Técnica CRP-09 001/2019.
Sobre a Nota Técnica CRP-09 002/2019
Na nota, destaca-se aspectos teóricos e orientações sobre manejo psicoterapêutico diante do risco de suicídio, principais encaminhamentos, notificação compulsória e responsabilidades éticas e técnicas para a preservação da vida e dignidade humana.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e um número ainda maior de indivíduos tenta. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo, no ano de 2016. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. Contudo, os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno e para uma efetiva prevenção, as respostas nacionais necessitam de uma ampla estratégia multisetorial (OPAS, 2018).
Diante desta conjuntura, faz-se necessário refletir sobre o papel das (os) psicólogas (os) em consonância com o Código de Ética Profissional da (o) Psicóloga (o) - (CEPP, RES CFP nº 10/2005) e demais normativas em seu exercício profissional.
Clique aqui e veja a Nota Técnica CRP-09 002/2019.