20/05/2008
A I Mostra de Cinema "Cidade, Loucura e Subjetividade" quer percorrer os principais bairros de Goiânia com produções temáticas sobre saúde mental. Com caráter itinerante, a apresentação foi lançada no 18 de maio, durante as celebrações do 21 anos da Luta Antimanicomial, com a proposta de levar os filmes e os debates para as instituições da Capital.
Promovida pelo Conselho Regional de Psicologia de Goiás e Tocantins (CRP-09), Fórum Goiano de Saúde Mental e Cineclube Antônio das Mortes, a mostra tem seis filmes/documentários no catálogo, que permite ao público interessado a escolha de três filmes para a montagem de uma mostra personalizada.
Segundo a presidente do CRP-09, Heloiza Helena Massanaro, a idéia é levar as produções goianas, que retratam a saúde mental, ao maior número de pessoas possível. A mostra também presta homenagem aos 31 anos do CineClube Antônio das Mortes. As apresentações podem ser solicitadas na C.A.R.A Vídeo ? (62) 3223-6622 - e no CRP-09 ? (62) 3253-1785.
Filmes
Desterrro
Direção Luiz Cam, 26 minutos
Documentário segue os percursos do Rio Meia Ponte e focaliza as pessoas que vivem do “outro lado” do rio.
Concerto da Cidade
Direção Lourival Belém Jr., 20 minutos
Documentário poético-experimental sobre os espaços urbanos em transformação, os camelôs, o frenesi das ruas e a sensualidade visual do espetáculo urbano
Dedo de Deus
Direção Lourival Belém Jr e Márcio Gomes Belém, 10 minutos
Trata da delinquência juvenil e do fim do COOJ/Febem
As cidadelas invisíveis
Direção Lourival Belém Jr, 20 minutos
Documentário trata do sofrimento psíquico do homem vivendo entre os manicômios visíveis e invisíveis da cidade
Quinta essência
Direção Lourival Belém Jr e Ronaldo Araújo Silva, 17 minutos
Musical em que uma bailarina visita os espaços de um hospital psiquiátrico
Autonomia
Direção de Lourival Belém Jr, 26 minutos
Documentário experimental sobre a peleja de educadores, loucos e trabalhadores informais pela autodeterminação e pelo direito à vida social.