A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças, que reúne os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, realizada no dia 16 de dezembro de 2012, deliberou pelo desmembramento do CRP do Tocantins, que ganhou a nomenclatura CRP-23.
O próximo passo será a publicação pelo CFP de uma resolução que irá estabelecer a área de jurisdição, a data de instalação do primeiro plenário, a definição do número de membros que irá compor essa primeira gestão que será eleita pela categoria e a data da eleição. Veja aqui um exemplo da resolução, no caso a Resolução 005/11 de 27/2/2011, que criou o CRP-20.
A partir desta resolução, serão definidas as providências necessárias para viabilizar a instalação do CRP-23 Tocantins. Para isso, será feito um planejamento em conjunto pelos psicólogos residentes no Tocantins, pelo CFP e pelo CRP-09. A participação da categoria é muito importante nesse momento. Após esse processo, quando acontecer a instalação do CRP-23, os psicólogos serão transferidos para o novo CRP.
Até o momento, o Tocantins integrava o regional 09, juntamente com Goiás. O Estado tem hoje 740 psicólogos inscritos e ativos. Para que o processo de criação do CRP-TO se efetive, o CRP-09 dará suporte financeiro ao conselho recém-criado pelo período de dois anos. A partir do exercício 2014, os boletos de anuidade já serão emitidos pelo novo CRP-23.