O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região de Goiás (CRP-09) elaborou a Nota Técnica CRP-09 002/2019 que visa orientar as (os) psicólogas (os) sobre demandas relacionadas à prevenção e ao manejo do comportamento suicída, e à automutilação.
Na nota, destaca-se aspectos teóricos e orientações sobre manejo psicoterapêutico diante do risco de suicídio, principais encaminhamentos, notificação compulsória e responsabilidades éticas e técnicas para a preservação da vida e dignidade humana.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e um número ainda maior de indivíduos tenta. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo, no ano de 2016. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. Contudo, os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno e para uma efetiva prevenção, as respostas nacionais necessitam de uma ampla estratégia multisetorial (OPAS, 2018).
Diante desta conjuntura, faz-se necessário refletir sobre o papel das (os) psicólogas (os) em consonância com o Código de Ética Profissional da (o) Psicóloga (o) - (CEPP, RES CFP nº 10/2005) e demais normativas em seu exercício profissional.