Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (27/11), o Congresso Nacional derrubou o Veto nº 372019 da Presidência da República. Trata-se de um veto ao Projeto de Lei nº 3.688/2000, que dispõe sobre serviços de Psicologia e de Serviço Social nas Redes Públicas de Educação Básica.
O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09) esteve em Brasília (DF) nesta terça-feira (26/11) para acompanhar a sessão, porém a mesma não aconteceu por falta de quórum.
O conselheiro-tesoureiro do CRP-09, Cândido Renato Alves de Oliveira, esteve em Brasília participando das ações de mobilização pela derrubada do veto. Para ele, a derrubada do veto representa uma vitória para a Psicologia e também para a sociedade. "O trabalho do (a) psicólogo (a) junto a comunidade escolar contribui com os processos de ensino-aprendizagem, auxilia nos desafios cotidianos deste contexto e ainda pode ser um profissional que irá agregar nas estratégias de enfrentamento à violência. A nossa presença nas escolas, sem dúvida, representa um ganho não só para a categoria, mas um ganho social ", explica.
No último dia 20, o CRP-09 também participou das ações de mobilização aos parlamentares, onde o conselheiro Cândido e representantes de vários conselhos regionais visitaram diversos gabinetes explicando a importância do Projeto de Lei, que já tinha sido aprovado com ampla maioria da Câmara dos Deputados.
Foram realizadas também campanhas juntos aos parlamentares, em e-mails e redes sociais, onde os (as) psicólogos (as) de todo o Brasil pediram para os seus representantes a derrubada do veto. O Projeto de Lei também abrange a inclusão dos profissionais do Serviço Social nas escolas.
#derrubaveto37