CRP09 promove II Ciclo de debates para discutir sexualidade e gênero

A segunda edição dos Ciclo de Debates promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Goiás, por meio da Comissão Especial de Direitos Humanos será realizado nos dias 30 e 31 de março. O evento acontecerá de forma online com transmissão pela plataforma Zoom. Já as inscrições podem ser feitas pelo Sympla, (Clicando aqui).

Em sua segunda edição o Ciclo de Debates tem como o tema central “O fazer psicológico em sexualidade e gênero: implicações para as subjetividades e coletividades”.

A primeira edição do debate reuniu centenas de participantes que discutiram, nos dois dias de evento, temáticas ligadas a vulnerabilidade social e o papel da psicologia.

Segundo o presidente da Comissão Especial de Direitos Humanos, Cândido Renato a proposta é debater temas do cotidiano das(os) profissionais da psicologia, principalmente ligados a questões sociais com discussões fundamentais para uma prática comprometida com a garantia dos direitos humanos.

Confira abaixo o cronograma completo do II Ciclo de Debates:

Data: 30/03/2021 - Horário: 14h30 às 16h30

Mesa redonda: Discursos sobre sexualidade e o contexto teórico-prático da psicologia

Participantes:

  • Rodrigo Gouvêa - CRP 05/39795: ( (in)visibilidades da bissexualidade na Psicologia);
  • Marcelo Assis - CRP 09/9920: (Psicologia e o atendimento à pessoa LGBTQIA+);
  • Laureane Marília de Lima - CRP 09/11106: (Pessoas com deficiência e sexualidade: apontamentos para uma atuação emancipatória);
  • • Mediação: Cecília Maria Vieira - CRP 09/4141.

Data: 31/03/2021 - Horário: 19h30 às 21h30

  • Conferência: Papel da Psicologia para a garantia dos Direitos Humanos em contextos de violência de gênero

Convidada: Tatiana Machiavelli - CRP 09/8285

Mediação: Marcelo Assis - CRP09/9920

Confira mais dos profissionais convidados para os debates:

Rodrigo Gouvêa - (CRP-05/39795): Psicólogo– (UNESA-RJ); Atuação na área clínica há 11 anos, com atendimentos à adolescentes, adultos, casais, trisais e famílias; Especialização em Psicologia Junguiana (IBMR-RJ); Terapeuta de Família e Casal (PUC-RIO); Especialização em Sexologia Aplicada (INPASEX - SP); Arteterapeuta (INCORPORARTE - RJ); Membro associado à SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana); Ministra aulas e orientação em grupos de estudo sobre Sexualidade Humana ; Supervisor clínico em sexualidade humana, questões de gênero e orientação sexual; Estudos em Terapia Afirmativa; Voluntário de suporte psicossocial do Projeto Aurora (inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho formal); Ministra palestras com temas para casais, família, sexualidade humana e outros; Coautor dos livros: O poder da estima – Ed. Conquista, Estudos em Sexualidade – Vol. 2 – Ed. Inpasex e Autoamor 2 (lançamento em junho de 2021) – Ed. Conquista.

Marcelo Marques Assis - CRP: 09/9920: psicólogo clínico, graduado, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Sexologia e Sexualidade Humana pelo CEAPG, Especialização em Gestalt-terapia pelo ITGT, Capacitação em Gênero pela Secretaria Cidadã de Goiânia, Formação Feminista. Atua enquanto Diretor Técnico da Rede de Psicologia, Coordenador do Programa Florescer e professor de capacitação, graduação e pós-graduação. Membro colaborador da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região. Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia no Estado de Goiás. Tem interesses nos estudos referentes à prática gestalt-terapêutica e a articulação acadêmica e profissional entre Psicologia-Gênero-Sexualidade-Feminismo-Masculinidades.

Laureane Marília de Lima Costa - CRP:09/11106: Psicóloga (UniRV), especialista em Psicoterapia Analítico-Comportamental (IGAC), mestranda em Educação (UFJ), integrante do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual (UFJ) e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (UFSC).

Tatiana Machiavelli Carmo Souza - CRP: 09/8285: Professora Associada I no curso de Psicologia da Universidade Federal Catalão (UFCAT) e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutora (2012) e Mestra (2009) em Serviço Social pela Unesp/Franca. Especialista em Psicopedagogia (2007) pela Universidade Castelo Branco. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Líder do Grupo de Pesquisas "Teoria histórico-cultural e processos psicossociais" e membro do Grupo de Pesquisas "Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho", ambos da UFCAT (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Lattes-CNPq). Membro do GT ?A Psicologia sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social? (Anpepp). Avaliadora de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Revisora de periódicos de nível nacional e internacional. Apresenta experiência profissional em Psicologia Social atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e violência contra mulheres, famílias, políticas públicas e subjetividade. Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2011 e 2019.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO